Dia Nacional do Socorrista, uma profissão de grande importância em todo país. Socorrista é o profissional que atua no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência e, quando necessário, transporta o paciente com segurança e com acompanhamento profissional até a unidade de saúde mais adequada e no menor tempo possível.

Funcionando 24 por dia, sete dias por semana, o Resgate de Urgência e Emergência dispõe de acionamento fácil e gratuito pelo número nacional de urgências médicas, o 192. Através do primeiro contato, o primeiro passo é confirmar a solicitação e imediatamente uma equipe é enviada ao local para prestar os primeiros socorros às vítimas que necessitam de algum cuidado médico. Após esse primeiro atendimento, o paciente é encaminhado a um hospital ou Centro de Emergência, dependendo da gravidade.
De acordo com a Direção do Samu 192 em Itapetinga, a função é muito gratificante e em conjunto com apoio da equipe técnica o trabalho tem apresentado grandes resultados.
Itapetinga conta com uma equipe de profissionais altamente capacitada pronta para o atendimento de urgência. São vários atendimentos por mês, entre queda de moto, mal súbito, colisão e PAF (perfuração por arma de fogo). Durante o período de alta temporada, os números tendem a crescer, mas sempre estão preparados para atender com qualidade e eficácia, destacou a Direção.
A data não poderia passar sem a justa homenagem para aqueles que são “Anjos de Uniformes”, de quem lembramos quando estamos em situações de risco e que dedicam grande parte de suas vidas arriscando a sua para salvar a de outros, garantindo à comunidade, socorro e segurança.
Parabéns a todos os Amigos Socorristas pelo seu Dia!