A Claro, Vivo e a Tim apresentaram uma nova proposta conjunta para comprar a unidade móvel da operadora Oi, que pediu recuperação judicial em 2016. A operadora definiu preço mínimo de R$ 15 bi pelos ativos, e as empresas, unidas, apresentaram oferta de R$ 16,5 bi.

As operadoras aumentaram a proposta após a Oi já ter recusado uma oferta anterior e decidido negociar com a norte-americana Highline. Com a nova oferta, os negócios podem tomar novo rumo.

As operadoras estão focadas em adquirir a infraestrutura da Oi. As operadoras pediram ainda o direito de cobrir possíveis propostas que a Oi receba.

“A TIM considera que a oferta endereça as necessidades financeiras do Grupo Oi, de amplo conhecimento do mercado em geral, para que este possa implementar seu plano estratégico e atender seus credores, nos termos do Plano de Recuperação Judicial”, afirmou a Tim em comunicado.

Segundo a consultoria Teleco, a Oi ocupa a quarta posição na telefonia móvel do país, com participação de 16%. Em primeiro lugar aparece a Vivo, com 33%, em seguida vem a Claro/Nextel, com 26%, e a Tim, com 23%.

RK