Medida foi antecipada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, mas ficou restrita a uma única modalidade Foto: Arquivo

Na contramão da maioria dos bancos, a Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quinta-feira, uma redução nos juros de uma modalidade de financiamento habitacional, a que é atrelada à poupança.

A taxa, que está em 3,95% ao ano mais o rendimento da caderneta de poupança, vai cair 0,4 ponto percentual, para 2,95% ao ano.

A medida entra em vigor em 18 de outubro. O corte no crédito imobiliário já tinha sido antecipado pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, no início da semana, mas ficou restrita a somente uma das modalidades de financiamento que o banco estatal oferece.

A redução dos juros vai na contramão do movimento dos bancos privados, que recentemente começaram a elevar suas taxas em meio às mais recentes altas da Selic, a taxa básica do país.

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 5,25%. A autoridade Monetária já sinalizou que deve subir a taxa em 1 ponto percentual. (G1)

RK