Por iniciativa da vereadora Manu Brandão (MDB), a Câmara Municipal de Itapetinga vai realizar, nesta quarta-feira (27), uma sessão especial com o tema Outubro Rosa: mês de enfrentamento ao câncer de mama. O evento acontecerá a partir das 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A Lei Municipal 1.242/2014 institui a campanha em Itapetinga.

No requerimento em que solicitou a realização da sessão especial, a vereadora Manu Brandão falou sobre a importância da campanha para a conscientização da população. “Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, ressaltou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Outubro Rosa busca compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

As ações realizadas neste mês de outubro chamam a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia. Os especialistas recomendam que o exame seja feito anualmente por mulheres a partir dos 40 anos.

A SBM também tem recomendado a adoção de estilo de vida saudável para prevenir o câncer de mama. Os médicos vêm alertando, por exemplo, para os riscos da obesidade, que deve ser evitada através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Também deve ser evitada a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada. Outro fator de risco para esse tipo de tumor é a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

A sessão especial sobre o Outubro Rosa será transmitida ao vivo pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube, Instagram @camaraitapetinga e Rádio Fascinação AM.

Em razão da pandemia da Covid-19, as pessoas que desejarem comparecer presencialmente ao Plenário deverão usar máscara, fazer a higienização frequente das mãos e manter o distanciamento social.

RK