Visando promover ações estratégicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios rurais no Sudoeste baiano, o Sebrae em Vitória da Conquista ampliou sua atuação junto aos produtores de gado. O projeto que atende os produtores inseriu a atividade de gado de corte junto à atividade de leite, um desejo dos presidentes de sindicatos rurais, a fim de atender a demanda dos seus associados.

As inscrições para o projeto já estão abertas. Os interessados podem entrar em contato com os Sindicatos dos Produtores Rurais da cidades envolvidas ou através do e-mail marcelo.santana@ba.sebrae.com.br e telefones (73) 3525-3552 ou 0800 570 0800.

As ações do projeto têm como objetivo fomento ao empreendedorismo, por meio de transferência de tecnologia, além da geração de renda aos produtores rurais, gestão dos negócios e a ampliação do acesso a mercado dos empreendimentos participantes. Dessa forma, será possível uma produção com maior efetividade, redução dos custos, aumento da produtividade, agregação de maior valor à matéria prima produzida no campo, contribuindo para o alcance de resultados efetivamente pretendidos no planejamento dos empreendimentos rurais.

A proposta será atender 126 empreendimentos, sendo 110 produtores rurais com DAP ou NIRF, 10 produtores artesanais de queijos com DAP ou NIRF, 6 laticínios com CNPJ, classificados como microempresa ou empresa de pequeno porte, vinculados à cadeia produtiva da pecuária de leite e corte, localizados na região de Itapetinga. Poderão se inscrever produtores dos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória e Ribeirão do Largo.

No projeto serão trabalhadas as questões relacionadas a gestão e mercado e tecnologias próprias do sistema agroindustrial da pecuária de leite e corte. A gestão das unidades produtivas e das agroindústrias têm sido apoiados pelo Sebrae utilizando uma metodologia de melhoria do desempenho empresarial. Outras estratégias ainda serão adotadas durante o projeto, como a melhoria da qualidade genética do gado e sistema para formulação de dietas.

RK