Uma tiktoker norte-americana deixou seus seguidores chocados após revelar em um vídeo que, após viver há 10 anos com mancha escura na unha do polegar, descobriu um tipo de câncer ao investigar as causas da coloração incomum.

Em sua publicação, Maria Sylvia contou que foi uma grande surpresa, pois nunca desconfiou que convivia com uma séria anomalia durante muito tempo.

O vídeo viralizou na plataforma e alcançou mais de 15 milhões de visualizações.

A doença detectada se chama melanoma subungueal, popularmente conhecida como câncer de unha, percebida pela presença de uma mancha vertical escura na unha que aumenta ao longo do tempo.

De acordo com estudo do Instituto Nacional do Câncer, pouco se sabe sobre as causas dessa doença, porém, a sua manifestação é rara e, nesses casos, ocorre geralmente em adultos. Muitos especialistas consideram que o aparecimento do melanoma está associado a fatores genéticos.

Ele pode provocar sangramentos no local da mancha, surgimento de um nódulo no local, destruição da unha e expansão da mancha. Portanto, quando o problema é identificado, deve ser tratado o mais rápido possível, para impedir o desenvolvimento do melanoma e aumentar as chances de cura.

No vídeo, Maria explicou que percebeu a mancha na unha em 2012, quando a região estava com um aspecto pálido. No começo ela não deu tanta atenção, pois acreditou se tratar de uma verruga ou alguma lesão, apesar de nunca ter sentido dores. No entanto, a estranha marca cresceu e ficou mais escura até o ano seguinte. Assustada, a mulher buscou ajuda médica por anos e realizou vários exames, mas apenas em janeiro que o diagnóstico ficou confirmado.

“Eu entrava e saía de médicos o tempo todo. Eu era uma atleta, então tinha que fazer exames físicos todos os anos. Ninguém realmente notou até que uma vez um médico percebeu. Isso foi provavelmente por volta de 2014, e ele disse: ‘Oh, isso é estranho’. E disse que, se ficasse maior, seria bom eu procurar um especialista”, relatou Maria.

“Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia. Então, eu fiz. Foi no final de janeiro que descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso se traduz em câncer debaixo da unha”, acrescentou.

A americana foi submetida a uma cirurgia para remoção da unha danificada, mas o procedimento também retirou parte do osso de seu polegar. Os médicos adicionaram à região um enxerto de pedaço de pele oriundo de um braço de Maria.

Mais tarde, novos exames confirmaram o desaparecimento de células cancerígenas no polegar.