A Sessão Especial da quarta-feira (27), de autoria do vereador Eliomar Barreira (Tarugão), na Câmara Municipal de Itapetinga, foi marcada por cobranças sobre a precariedade asfáltica da Avenida Júlio José Rodrigues, uma rodovia estadual que corta o município de Itapetinga, que virou tormento para comerciantes, empresários, moradores e uma massa considerável de trabalhadores.

Na sessão presidida pelo vereador Tarugão, uma praxe no parlamento onde o autor da sessão especial presidir os trabalhos, contou com quase todos os vereadores e a participação especial de convidados palestrantes, como o Deputado Estadual Pedro Tavares, vice-prefeito Renan Pereira, Secretario de Infraestrutura Gustavo David além de secretários municipais, autoridades, comerciantes e moradores de bairros que também expressaram suas indignações por serem obrigados a trafegar por uma avenida esburacada e boa parte sem vestígio de asfalto.

Na sessão especial, o secretário de Infraestrutura Gustavo David, revelou o drama de uma burocracia sem fim entre projeto de recapeamento asfáltico da Avenida Júlio José Rodrigues apresentado pela Prefeitura Municipal ao órgão do governado do Estado. O Secretario esclareceu, as dificuldades de tramitação do projeto de asfáltico da Avenida na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), onde exigências requisitadas pelo órgão fugiram do padrão de outras cidades baianas. Mas persistência fez o projeto chegar a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Gustavo David tratou as noticias divulgada no ano passado sobre uma suposta licitação que iniciaria as obras de recapeamento asfáltico da Avenida, no prazo de 30 dias, como feke News, após a gestão do Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge ter sido informado que as licitações em andamento não incluíam à Avenida Júlio José Rodrigues, “foi um banho de agua fria para todos nós”. Explicou o secretario de Infraestrutura.

As demais autoridades tiveram quase três horas, para cobrar do governador da Bahia Rui Costa urgência na reforma asfáltica da Avenida Júlio José Rodrigues, em uma sessão especial considerada pela liderança do governador na Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Rosenberg Pinto como desnecessária e oportunista, em entrevista, a uma emissora de rádio local ao afirmar que a obra da avenida estava por vim, mas não disse exatamente, quando começará.

O deputado petista falou da promessa do governador Rui Costa de reformar à Avenida de Itapetinga, e revelou um fato esclarecido pelo secretario municipal Gustavo David, em sessão especial, que não havia ainda um processo de licitação para recuperação da Júlio José Rodrigues. Segundo o deputado petista, o projeto da avenida ainda esta sobre levantamento de custo da obra, que depois desse tramite Rui Costa ira anuncia abertura de processo de licitação que ocorrência em maio/2022 com a vinda do governador na região, que faria ato de assinatura para o suposto processo licitatório.

O vice-prefeito de Itapetinga Renan Pereira e o deputado Pedro Tavares, ambos da legenda União Brasil, opositora do governo do Estado, foram cautelosos em suas cobranças, por uma solução ao drama da avenida. Renan e Pedro, falaram em manter uma linha de diálogo com o governo do estado, pois ambos desejavam que as obras de recapeamento fossem realizadas ainda esse ano, e que qualquer radicalização não ajudaria na conquista da recuperação da avenida.

Diante de tantas incertezas e dúvidas se haverá o inicio das obras ainda este ano, ou se trata de apenas promessa eleitoreira de recapeamento asfáltico na Júlio José Rodrigues. O vereador Tarugão propôs aos demais colegas de parlamento, a criação de uma comissão Supraparlamentar com todos os vereadores, com objetivo de pressionar autoridade estadual a fazer valer o clamor dos itapetiguenses para que se resolva a precariedade da via estadual em Itapetinga.