:: 5/abr/2016 . 20:13
MORADORES DO BAIRRO VITÓRIA RÉGIA DENUNCIAM TERRENO QUE PODE ESTÁ SERVINDO DE CRIADOURO DO MOSQUITO DA DENGUE
Moradores do bairro Vitória Régia estão assustados e preocupados com uma “situação gravíssima” que foi encontrada próximo ao Colégio Modelo. Alunos e professores também estão em situação de risco.
Moradores encontraram muito lixo e também vários pneus, os quais estão deitados e também de pé.
Segundo informações dos moradores, essa situação já foi denunciada e até o momento, nenhuma providência foi tomada.
Os moradores estão com receio e desconfiam que o local, seja um criadouro do Mosquito Aedes Aegypti que transmite a Tríplice Doença, Chikungunya, Zika e Dengue.
Desde já a Redação do Blog do Tarugão e os moradores do bairro Vitória Régia, solicitamos aos Agentes de Endemias que deem uma atenção especial aquele local, pois o perigo é iminente.
Vale salientar que vários moradores do referido bairro, já foram infectados pelos mosquitos que vivem ainda atormentando a vida de crianças e idosos.
Paciente com suspeita de H1N1 será transferida para Hospital de Base
A paciente Renialda Alves de Souza, que está internada no Hospital Uimec com suspeita de contaminação pelo vírus H1N1, será transferida a qualquer momento para a UTI do Hospital de Base. A decisão foi tomada em uma reunião entre a direção dos dois hospitais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Central de Regulação do Estado.
Dona Renialda, de 51 anos, deu entrada no pronto socorro do hospital Unimec, na ultima terça feira (29), com suspeita de ter contraído dengue. No entanto, após exames, os médicos constataram que a paciente está como uma “Pneumonia Bacteriana”, o que levantou a suspeita de gripe H1N1.
Com isso, o hospital solicitou a transferida urgente para uma UTI do Hospital de Base, com isolamento – onde não havia vaga. Enquanto isso, a paciente se encontra na emergência do Unimec, sem equipamento de ventilação mecânica, junto com outros pacientes, o que aumenta os riscos de contaminação.
Em contato com a redação do BLOG DA RESENHA GERAL, a direção do Unimec informou que ainda aguarda o resultado dos exames para confirmarem a infecção por H1N1 na paciente. Enquanto isso, o caso está sendo tratado como Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Implantação do Curso de Medicina Veterinária na Uesb de Itapetinga é discutida na AL-BA
Nesta terça-feira (05) foi realizada na Assembléia Legislativa da Bahia uma Audiência Pública que discutiu a possibilidade e viabilidade de implantação dos Cursos de Odontologia em Vitória da Conquista e Medicina Veterinária em Itapetinga, os mesmos seriam oferecidos pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
À Audiência Publica foi uma preposição do Deputado Estadual, Herzem Gusmão (PMDB), onde o mesmo se empenhou muito para a realização do debate.
“Desde 1960, Regis Pacheco já solicitava um pedido ao Governo do Estado para implantação de Odontologia, em Vitória da Conquista. E, em Itapetinga, o curso de Medicina Veterinária fomentaria a economia local, inclusive, por a região ser referência em agropecuária”, explicou o deputado peemedebista.
O vice-reitor da Uesb, Fábio Félix, disse que a reitoria não é contrária a criação de novos cursos, mas argumentou que a instituição passa por um “problema estrutural”. Ele também sugeriu “um debate mais amplo, incluindo o Governo do Estado”.
A presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Márcia Lemos, também seguiu a mesma linha do vice-reitor. “A Adusb é favorável a expansão de novos cursos, mas demanda responsabilidade e financiamento público”, aproveitando o gancho para criticar o baixo orçamento destinado às instituições de ensino superior. “A Uesb perdeu 18 milhões desde 2013”, afirmou a presidente da Adusb.
O deputado Herzem fez um contraponto entre a implantação de novos cursos e a situação financeira das universidades estaduais. “Eu não aceito o discurso que o Governo não tem recursos. O discurso da falta de orçamento sempre existiu. Houve esse mesmo discurso em 2004, na implantação do curso de medicina em Conquista – que hoje é referência no país. Ou seja, a universidade impulsiona a economia local. O que precisa ganhar força é o debate político em prol do aumento de receita para as Universidades. Inclusive, é preciso que o orçamento do Estado passe pela Assembleia”, defendeu Herzem.
Participam da audiência o presidente da Comissão de Educação da AL-BA, Eduardo Sales (PP); a pro-reitora de Graduação da Uesb, Talamira Brito; o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge; a ex-deputada estadual Virgínia Hagge; o pré-candidato a prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB); o vereador de Itapetinga, Eliomar Barreira ‘Tarugão’ (PMDB); e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga e pre-candidato a prefeito pelo (PSDB), Adriano Alcântara.
Bahia confirma mais uma morte e 13 novos casos suspeitos de microcefalia
As cidades que registraram mortes foram Alagoinhas (1), Anguera (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1), Senhor do Bonfim (1) e Ilhéus (1).
Novo protocolo – Neste mês, o Ministério da Saúde divulgou novo protocolo para notificação de bebês com a doença. De acordo com os novos critérios, são considerados microcéfalos bebês do sexo masculino com perímetro cefálico menor que 31,9cm e bebês do sexo feminino com perímetro cefálico menor que 31,5cm.
Impeachment: para oposicionistas baianos, defesa de Dilma não teve consistência
Deputados federais baianos que fazem oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) apontaram fragilidades na defesa feita na tarde dessa segunda-feira (4) pelo advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, na comissão especial da Câmara Federal que analisa o processo.
Na avaliação de José Carlos Aleluia (DEM), a defesa da presidente Dilma abriu o caminho para a Comissão votar pelo impeachment. “Ele só fez ataques aos outros e se esqueceu de defender Dilma”, frisou. Aleluia não crê que o governo petista consiga reverter a tendência pelo afastamento com medidas pouco republicanas, “como o desavergonhado fisiologismo que vem sendo praticado”.
O deputado federal Benito Gama (PTB), membro da comissão especial, diz que Cardozo fez uma “defesa midiática”. “Não se mostrou os pontos cruciais da acusação feita pelos autores do pedido de impeachment. Foi um escorregão da defesa nessa discussão. Não tenho dúvida nenhuma de que os argumentos da defesa são totalmente falsos com relação ao processo de impeachment dizendo que é golpe, que é inconstitucional”, afirmou o petebista.
Segundo Aleluia, a pressão das ruas poderá ser o fator decisivo na votação do impeachment da presidente Dilma. “A força do impeachment vem das ruas, de milhões de brasileiros que sofrem com o desemprego, a inflação e a crise econômica, e não suportam mais um governo irresponsável, incapaz e envolvido em escândalos de corrupção”, apontou o democrata.
Já o líder do PSDB na Câmara, o deputado baiano Antônio Imbassahy, diz que a defesa da presidente apresentada na Câmara, conseguiu ser mais fraca que a do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que tentou defender Dilma na Casa na última semana.
Segundo o parlamentar tucano, não passou de blá-blá-blá, sem consistência. “Não tem como justificar os crimes de responsabilidade que a presidente cometeu”, afirmou.
Prazo de inscrição para o concurso da Prefeitura de Ilhéus vai até esta quinta-feira
O concurso da Prefeitura de Ilhéus, que teve as inscrições reabertas no dia 29 de março, encerra o prazo para participação na próxima quinta-feira, 7, através do site da organizadora, a Consultec (http://www.consultec.com.br/). O certame, regido pelo edital 003/2016, disponibiliza 531 vagas na administração municipal, e prevê a concessão da taxa de isenção para aqueles candidatos que comprovarem impossibilidade financeira para arcar com o custo.
O edital completo está disponível nos sites da Consultec e da Prefeitura (http://goo.gl/dZHfs2). São oferecidas vagas para todos os níveis de escolaridade e salários que variam de 880 a 8 mil reais. De acordo com o secretário de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado, a isenção da taxa será concedida mediante análise de dados feita pelo CadÚnico, sistema mantido pelo Governo Federal.
O secretário Machado salienta que os 31 mil candidatos já inscritos estão com a participação no certame garantida, cabendo, a quem desejar, ingressar com pedido de isenção e, caso seja deferido, vai poder reaver o valor pago.
Provas – As provas do concurso público serão realizadas em dois dias – 7 e 8 de maio. Para os cargos de nível superior, no dia 7 de maio (turno vespertino), no dia 8, para nível fundamental, pela manhã, e médio/técnico, à tarde. O edital normativo prevê tratamento diferenciado durante a aplicação dos testes, por exemplo, para pessoas sabatistas (que guardam o sábado) e mulheres lactantes.
Vagas nível fundamental – Os cargos que exigem nível fundamental são pintor (2 vagas), salva-vidas (19), mecânico de máquinas pesadas (2), operador de patrol (2), operador de retroescavadeira (3), auxiliar de serviços gerais (33), motorista (8) e merendeira (14). Para o fundamental, o salário varia de R$ 870,00 a R$ 1.500,00.
Vagas para nível médio/técnico – técnico em arquivo (3), assistente de informática (2), cadista técnico (2), técnico agrícola (3), técnico em edificações (3), topógrafo (7), técnico auxiliar de farmácia (5), fiscal ambiental (3), técnico de enfermagem (10), técnico de enfermagem socorrista (5), técnico em segurança do trabalho (4), auxiliar de saúde bucal (3), condutor socorrista (11), auxiliar administrativo (23), assistente administrativo (23), orientador social (7), agente de trânsito (7), guarda municipal (7), monitor social (8), auxiliar de regulação (5), cuidador (10) e agente social (10). O salário para este nível de escolaridade varia de R$ 870,00 a R$ 1.800,00.
Vagas para nível superior – arquivologista (3), bibliotecário (1), engenheiro de trânsito (3), engenheiro civil (3), engenheiro agrônomo (3), turismólogo (3), farmacêutico (5), museólogo (3), médico clínico com 20 h (8), médico clínico com 40h (8), médico do trabalho (4), médico ginecologista e obstetra (4), psiquiatra (4), pediatra (4), endocrinologista (3), gastroenterologista (3), geriatra (3), hematologista (3), cardiologista (4), mastologista (4), neurologista (4), cirurgião oncológico (4), proctologista (3), reumatologista (4), cirurgia (4), urologista (4), neuropediatra (3), dermatologista (3), infectologista (4), cirurgião cabeça e pescoço (3) e pneumologista (4), socorrista (5).
Além dessa, existem vagas para enfermeiro (10), enfermeiro socorrista (10), psicólogo (4), nutricionista (4), terapeuta ocupacional (4), educador físico (4), fisioterapeuta (4), odontólogo (4), médico veterinário (4), assistente social (6), administrador (4), analista de recursos humanos (4), contador (3), professor séries iniciais – zona urbana 20h (17), professor séries iniciais 20h zona rural (6), professor séries iniciais – zona rural de difícil acesso (9), professor séries iniciais – 40 horas (43 vagas incluindo zona rural), procurador (4), auditor fiscal (8) e arquiteto (cadastro reserva). Para o nível superior, os salários variam de R$ 958,50 a R$ 8 mil.
Antecipação de eleição presidencial ganha respaldo entre senadores
Um bloco de nove senadores de PSB, PPS e Rede se articula para defender a realização de novas eleições presidenciais neste ano.
Nesta segunda (4), a ideia ganhou apoio de um peemedebista, o senador Valdir Raupp (RO). “Não seria uma renúncia. Não seria um impeachment, mas, sim, antecipar as eleições presidenciais que aconteceriam agora em outubro próximo, concomitantemente com as eleições municipais”, disse o senador em discurso na tribuna.
Segundo Raupp, sua proposta ainda não envolve a apresentação formal de uma emenda à Constituição. “Não é uma proposta formal. Não é uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] mas poderá, diante de um entendimento, futuramente, ser lançada não por mim, mas por um conjunto de senadores ou parlamentares do Senado e da Câmara”, disse.
Moradores protestam contra reintegração de posse na Zona Leste
Moradores de uma comunidade no Parque Santa Rita, na Zona Leste da capital paulista, protestam na manhã desta terça-feira (5) contra reintegração de posse. Eles atearam fogo em barracos desocupados no terreno onde vivem.
A reintegração de posse do terreno particular foi solicitada pela Associação de Mulheres da Columbia, proprietária da área. O terreno está ocupado desde julho de 2014.
Cerca de 500 pessoas viviam no terreno, totalizando 150 famílias, instaladas em barracos de madeira e moradias de alvenaria, segundo a Secretaria da Segurança Pública.
Às 9h, o fogo se alastrou rapidamente na área que passa por reintegração. No horário, havia ao menos três focos de incêndio, muito fogo e muita fumaça, mas sem registro de vítimas.
Oito carros dos bombeiros estavam no local atendendo a ocorrência a cerca de cinco quilômetros da estação José Bonifácio da CPTM.
Explosão deixa mortos e feridos no Subúrbio do Rio
Pelo menos cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na explosão de um prédio em um conjunto habitacional em Fazenda Botafogo, no Subúrbio do Rio, na madrugada desta terça-feira (5). Ao todo, 14 pessoas foram atingidas pela explosão. Inicialmente, os bombeiros chegaram a confirmar 19 pessoas feridas, mas posteriormente corrigiram o número para 14. O acidente aconteceu na Rua Omar Fontoura, perto da Rua Pedro Jório. De acordo com a Defesa Civil, a explosão pode ter sido provocada pelo vazamento de uma tubulação da Companhia Estadual de Gás (CEG).
Bombeiros do quartel de Irajá atuam no local, com apoio de ambulâncias dos quartéis de Campinho, Parada de Lucas, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. Segundo informações dos agentes, a explosão teria ocorrido no primeiro andar de um prédio do conjunto habitacional.
Segundo a Defesa Civil, apesar dos danos, o prédio não corre o risco de desabamento. “Todo o piso do primeiro pavimento acabou afundando, porque são módulos preenchidos por painéis, paredes e lajes e que, no primeiro pavimento de algumas unidades, veio a se romper e afundar. O afastamento de algumas colunas não está caracterizando, nesse momento, um risco para o prédio desabar, então essa possibilidade nós já descartamos”, afirmou Motta.






























