:: 11/maio/2017 . 20:46
Relator de processo que pode cassar Temer entrega relatório final ao TSE
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin, relator do processo que pode cassar o mandato do presidente Michel Temer, entregou nesta quinta-feira (11) seu relatório final na ação. Com a entrega, o processo pode ser julgado já na próxima semana. O Ministério Público Eleitoral tem 48 horas para apresentar suas alegações finais no caso. Em seguida, Benjamim conclui seu voto no processo e pede ao presidente da Corte, Gilmar Mendes, para marcar a data do julgamento. De autoria do PSDB, a ação acusa a chapa Dilma-Temer de praticar uma série de irregularidades nas eleições de 2014. Em depoimento ao TSE, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou que a empreiteira fez doações por meio de caixa dois (dinheiro não declarado) à campanha de 2014. O julgamento, iniciado em abril, foi interrompido para que mais testemunhas fossem ouvidas, entre elas, o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, que fecharam acordo de delação premiada. Os advogados de Dilma têm afirmado que não foram praticadas irregularidades na campanha e que os delatores mentiram ao TSE. Já a defesa de Temer sustenta que os atos da campanha foram perpetrados pela equipe de Dilma Rousseff e, por isso, as contas deveriam ser julgadas separadamente.
Nota de Esclarecimento – Câmara explica gastos com servidores comissionados
Diante das informações divulgadas em alguns sites da cidade sobre os valores pagos pela Câmara Municipal de Itapetinga aos servidores comissionados do órgão público municipal, o presidente Eliomar Barreira/Tarugão (PDMB) vem a público esclarecer à população que não houve nesta gestão aumento de despesas em relação ao gasto com pessoal de livre nomeação.
O Poder Legislativo Municipal, além das assessorias parlamentares e servidores efetivos, possui em seu quadro funcional cinco cargos comissionados: assessor dos trabalhos legislativos do Plenário (técnico de som), secretária de gabinete, controlador interno, chefe de gabinete e assessor jurídico. Todos esses cargos foram criados em anos anteriores através de lei municipal.
Há ainda dois prestadores de serviços contratados temporariamente, dos quais um deles já trabalha na Câmara há mais de oito anos, tendo sido mantido durante cinco diferentes gestões, e o outro foi contratado para substituir servidor licenciado.
Na tabela abaixo, são listados os referidos cargos e respectivos salários na comparação entre 2016 e 2017.

















O marqueteiro João Santana afirmou em delação premiada, divulgada nessa quinta-feira (11), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento dos pagamentos feitos à empresa dele no exterior.
O Ministério da Saúde declarou nesta quinta-feira (11) o fim da emergência nacional decretada em novembro de 2015 devido ao vírus Zika e sua associação com microcefalia e consequências neurológicas. Segundo a Pasta, o Brasil não preenche mais os requisitos exigidos para manter o estado de emergência, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, os casos não são mais incomuns ou inesperados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/B/t/3szKuDQ3utK2Nc8p7eJw/sento-se-03.jpg)


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17 que considera as vaquejadas como praticas não cruéis. Segundo informações da Agência Brasil, a proposta foi aprovada em 1º turno. Com a mudança na Constituição, as atividades desportivas que utilizem animais não são consideradas como cruéis, desde que sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Outra condicional é a garantia do bem-estar dos animais.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (10), por 7 votos a 3, que a união estável e o casamento possuem o mesmo valor jurídico em termos de direito sucessório, tendo o companheiro os mesmos direitos a heranças que o cônjuge (pessoa casada).





