Uma proposta do vereador Tarugão de 2022, virou lei municipal no mesmo ano em Itapetinga que proíbe a comercialização de linha de cerol para pipas ou papagaios como também o manuseio do brinquedo em áreas urbanas do município. Nesta quarta-feira, 10, entrou em pauta de discussão no Senador Federal em audiência pública, um debate que pode levar a criminalização o uso de linha de cerol, equiparar com tentativa de homicídio.

A iniciativa do senador Romário no Senado Federal é a criminalização (equiparação a tentativa de homicídio) de linhas de cerol ou chilena e colocar a polícia militar de seus estados aptos para prender quem empina pipa com esses artefatos certamente inibiria e muito a prática esportiva para uns, mas para outros uma brincadeira fatal.

A lei municipal nº 1.546/22 de autoria de Tarugão estabelece apenas aplicação de multas aos infratores da legislação municipal por não haver uma lei nacional que pune com rigor pessoas que coloquem outros em risco de vida em uma brincadeira que tem levados vítimas a morte no Brasil.

Para maioria dos senadores tornar crime o uso de linha com cerol é o único caminho para evitar todos os anos vários motociclistas e ciclistas são feridos e/ou mortos pelo uso de linhas com cerol, além de causar danos aos veículos. Apenas as multas não vêm sendo o suficiente para coibir a prática.