Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou, nesta segunda-feira, 1º, uma grande mudança no processo de habilitação dos motoristas brasileiros. O projeto de CNH sem autoescolas será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

A mudança visa simplificar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Motoristas (CNH), tornando-a mais acessível e burocrática. Atualmente, o custo médio para tirar a habilitação chega a R$ 4.200 com a duração de até um ano.

Seguindo a proposta do Ministério do Transporte, o processo vai seguir da seguinte forma.

Como tirar a CNH sem a autoescola

Requisitos básicos

Os requisitos básicos para tirar a CNH seguem os mesmos:

  • O candidato deve ter 18 anos ou mais;
  • saber ler e escrever;
  • possuir documento de identidade e CPF.

A identidade pode ser confirmada de forma digital via conta gov.br, no caso de quem optar por ensino a distância.

Abertura do processo

A solicitação deve ser feita de forma digital diretamente pelo portal do Senatran, com acompanhamento digital pelo Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Curso teórico

Após a solicitação, o candidato deve fazer o curso teórico, que pode ser presencial ou remoto em autoescolas, instituições homologadas ou no próprio Ministério dos Transportes. Não há obrigatoriedade das atuais 45 horas/aula.

Coleta biométrica

Depois de concluir o curso, o candidato deverá realizar a biometria (fotos, digitais e assinatura), no Detran do estado, obrigatória para todas as etapas.

RK