DSC03045

Foto/ Blog do Diga Diga

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente se pronunciou sobre o desastre ecológico, acontecido na  última terça 03/12/2013.

Em nota, a Promotoria informa a comunidade que já tomou conhecimento do acidente de derramamento de produto químico no leito do rio Catolé, e que está adotando as providências para apurar o desastre. O Promotor/Substituto Antônio José Gomes, já expediu um ofício ao Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Estado da Bahia), solicitando adoções de medidas urgentes no sentido de averiguar o ocorrido e adotar medidas no âmbito de suas atribuições.

Informou também que foram emitidos ofícios ao SAAE (serviço autônomo de água e esgoto de Itapetinga), solicitando informações do incidente e quais as medidas foram tomadas pela autarquia municipal, no sentido de conter a propagação da substância tóxica.

Foram enviados também ofícios a Vigilância Sanitária municipal, para que a mesma fiscalize com rigor e urgência a informação que algumas pessoas estavam pegando o peixes encontrados mortos, em razão do produto químico no Rio Catolé, e que os mesmos estariam sendo vendidos na cidade.

O Promotor Antônio José Gomes se comprometeu em tomar todas as medidas cabíveis, no sentido de averiguar o fato. Adotando medidas legais em face do agressor ambiental.

Por Eliomar Barreira