IPI de carro popular sobe de 2% para 3% a partir de janeiro .

BRASÍLIA – O governo decidiu elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos a partir de janeiro de 2014. O IPI dos carros 1.0 (popular) com tecnologia flex (álcool ou gasolina) sobe de 2% para 3% até 30 de junho, depois retorna para 7% (taxa cheia). As novas alíquotas estão em decretos publicados no “Diário Oficial da União” desta terça-feira.
Os carros flex, acima de 1.0 e até 2.0 cilindradas, passam de 7% para 9% agora, e a partir de julho será aplicada alíquota de 11%. O IPI desses carros a gasolina passa de 8% para 10%, retornando a taxa 13% também em julho. Para os carros utilitários (vans) o imposto sobe agora de 2% para 3%, e a partir de julho será de 8%.
Já os carros utilitários para transporte de carga, não será recomposto totalmente o imposto em 2014: subirá agora de 2% para 3%, e a partir de julho será aplicada taxa de 4%, enquanto que a alíquota normal para esse tipo de veículo é 8%. Caminhões permaneceram ao logo do próximo ano com alíquota zero de IPI, sendo que a taxa normal é de 5%.
O governo também prorrogou a alíquota zero do PIS/Cofins para o álcool anidro, que é adicionado à gasolina