Funcionária demitida de escola por ser ‘macumbeira’ deverá ser indenizada em R$ 15 mil
Colégio católico de Brasília alega que a dispensa ocorreu por divergências pedagógicas e informou que vai recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal

Uma ex-funcionária do Colégio Notre Dame, de Brasília, deverá receber uma indenização no valor de R$ 15 mil por ter sido demitida após um boato de que ela seria macumbeira e mãe de santo. A escola, que é católica, alega que a dispensa ocorreu por divergências pedagógicas e informou que vai recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal.
A profissional trabalhou para o colégio de fevereiro de 2012 a julho de 2013. De acordo com a ação, outros funcionários teriam dito que ela era macumbeira e mãe de santo e informado que “se as pessoas tivessem problema era só procurar” por ela. A diretora do Notre Dame teria então questionado a coordenadora se a história era verdadeira e dito que a demitiria se o relato se confirmasse. A mulher afirma que negou, mas que mesmo assim foi dispensada.
Em entrevista ao G1, a advogada da instituição afirmou que as acusações não são verdadeiras. “Considerando que o Colégio Notre Dame é uma instituição confessional [religiosa], não estaríamos errados. Essa situação é protegida pelo Tratado Brasil Santa-Fé [da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil]”, completou a advogada.
Responsável pela análise em primeira instância, o juiz da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, Luiz Fausto Marinho de Medeiros, entendeu que houve discriminação, já que a escola não conseguiu comprovar problemas no desempenho da coordenadora. O colégio recorreu da decisão no próprio TRT, mas não teve o pedido atendido.
























