Preocupados com a segurança da cidade no período de carnaval, membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga-BA participaram, nesta terça-feira (21), de uma reunião com o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Edmário Araújo. Estiveram presentes no encontro o presidente Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), o vice-presidente Márcio Piu (PSC) e Gilmar Piritiba (PSD), que é terceiro secretário.
De acordo com o comandante, a Polícia Militar da Bahia desenvolve a Operação Carnaval e chama diversos efetivos de diferentes partes do estado para garantir a segurança no período de festa. Entretanto, ele explicou que foi feito um planejamento prévio para que Itapetinga e as 12 cidades que fazem parte da área de responsabilidade da 8ª CIPM não fossem prejudicadas.
Major Edmário garantiu que o deslocamento de policiais para a capital não reduzirá o policiamento na região. “Nós trabalhamos aqui num sistema de banco de horas, então todos esses policiais que estão indo a Salvador já trabalharam anteriormente e os que estão permanecendo irão suprir essa defasagem teórica. A escala não foi alterada. O policiamento continua normal em Itapetinga e nas outras cidades”, esclareceu.
Segurança dos colaboradores da Vulcabrás|azaleia
Os vereadores também aproveitaram a oportunidade para questionar o comandante sobre as ações de combate a assaltos nas imediações da Vulcabrás|azaleia. No início deste ano, a empresa precisou solicitar, através de ofício, que o Poder Legislativo intercedesse junto aos órgãos de segurança pública para que as devidas providências fossem tomadas. Na época, a Câmara prontamente atendeu ao pedido da fabricante de calçados e a Polícia Militar lançou uma ofensiva contra assaltantes que estavam aterrorizando as pessoas naquela localidade.
Conforme o Major Edmário, o problema parece ter sido resolvido com as ações da PM, mas ele assegurou que a Operação Azaleia continua. O comandante disse que a Polícia Militar tem efetuado rondas e o patrulhamento motorizado no horário das trocas de turno da empresa e nos corredores de tráfego onde os colaboradores aguardam o transporte durante a madrugada, porém advertiu que as pessoas evitem usar o celular de forma distraída. “Hoje o celular é um chamariz para a ação de alguns marginais”, alertou.
Vale ressaltar que a Polícia Militar sempre orienta as pessoas que foram vítimas de furto ou roubo que compareçam à Delegacia para registrar o fato.