sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 2/jun/2021 . 21:15

ITAPETINGA: O MASTERLAB FUNCIONARÁ NORMALMENTE NESTA QUINTA (03)

AF

JORNALISTAS SÃO MANTIDOS EM GRUPOS PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO PELO TJ-BA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o mandado de segurança feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) no qual tentava impedir a vacinação dos profissionais de imprensa, aprovado no último dia 18 de maio pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Na decisão, o desembargador José Cícero Landim Neto, presidente da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais do TJ-BA, afirmou que as considerações apresentadas pelo MP “não estão fundamentadas em critérios técnicos e científicos” e que “priorizar os profissionais de comunicação não significa deixar de vacinar grupos prioritários que seguem no calendário de vacinação pois verifica-se escalonamento da vacinação obedecendo o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19”.

Além disso, o desembargador Ladim Neto reiterou ainda que “a definição de grupos prioritários para a vacinação é uma decisão que está na esfera do mérito administrativo do ente estatal, restringindo-se a intervenção do Poder Judiciário neste caso somente em caso de violação da legalidade e razoabilidade”.

A decisão ocorreu após uma mobilização realizada pelo Sindicato dos Jornalistas na Bahia (Sinjorba) que se manifestou contra a tentativa do MP de retirar os profissionais de comunicação do grupo prioritário de vacinação. Para o presidente do sindicato, Moacy Neves, “agora, com a decisão do TJ/BA, não há razão alguma para não vacinar os profissionais de comunicação que estão na linha de frente no combate à Covid, do mesmo modo que policiais, bombeiros e professores”, afirmou.

AF

ITAPETINGA: SAAE PAGOU HOJE 50% DO 13º DOS FUNCIONÁRIOS

A exemplo do ano passado, a direção do SAAE de Itapetinga autorizou o depósito de metade do 13º salário de todos os funcionários da Autarquia. Com as contas saneadas e reconhecendo o bom trabalho desenvolvido por sua equipe, o diretor Airton Ferraz disse que “o maior patrimônio do SAAE são seus funcionários, que zelam pela boa imagem da Autarquia, trabalhando com responsabilidade e eficiência. Antecipar parte do 13º a todos eles é uma forma de demonstrarmos reconhecimento pelo bom serviço prestado à nossa comunidade”. Concluiu. O valor correspondente à metade do 13º salário será depositado na data de hoje, 02/06/2021. No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não pára!
FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA

ITAPETINGA: 8ª CIPM REALIZA SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DA UNIDADE COMO COMPANHIA INDEPENDENTE

Na manhã desta quarta-feira (02/06) foi realizada em Itapetinga/BA a solenidade de comemoração dos 20 anos da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia. A Unidade Guardiã dos 13 municípios da região médio sudoeste, que antes era a 2ª Companhia do 9º Batalhão/Vitória da Conquista, se tornou 8ª CIPM através do Decreto 7958 do Governo Estadual, datado de 24 de maio de 2001. Há 20 anos se dedicando integralmente para garantir a segurança da população da região médio sudoeste a 8ª CIPM conta atualmente com um efetivo de 217 policiais que trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, nas cidades de Itapetinga, Itororó, Macaraní, Maiquinique, Itambé, Ibicuí, Caatiba, Iguaí, Itarantim, Potiraguá, Firmino Alves, Ribeirão do Largo e Nova Canaã.

O evento, que foi realizado no quartel sede da Unidade, contou com a participação do Comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), o Coronel PM Ivanildo da Silva, com o Comandante da 8ª CIPM, Major PM Vandílson Araújo, e seu Subcomandante, Capitão PM David Ribeiro, dentre outros Oficiais do CPRSO. Alguns ex-comanantes da 8ª também se fizeram presentes, como o Coronel PM Souza Neto, que está na reserva, e o Tenente Coronel Souza, atual Comandante do 9º Batalhão/Vitória da Conquista, os quais foram homenageados no evento. Policiais da reserva, como o Sargento Yedo, Sargento Ageilson e o Sargento Durval, e policiais da ativa, como o Sargento Maurício, o Sargento Leomarcos, a Sargento Edna, o Sargento Sandoel, foram homenageados como Praças fundadores da Unidade.

Prefeitos das 13 cidades, integrantes da Polícia Civil, como o Delegado Regional, Dr. Roberto Junior, do Departamento de Polícia Técnica, como a Diretora Isnara Martins, e integrantes da sociedade civil também foram homenageados. O Deputado Federal Antônio Brito também se fez presente no quartel da 8ª para prestigiar a Unidade em seu aniversário.

A solenidade e os convidados adotaram todas medidas de prevenção ao contágio do novo cornoavírus para resguardar a saúdes dos presentes.

PREFEITURA DISPONIBILIZA CANETAS DE INSULINA PARA TRATAMENTO DE DIABETES

A prefeitura de Itapetinga, buscando oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes diabéticos, já disponibiliza, através da Assistência Farmacêutica, as novas canetas de insulina.

As canetas para aplicar insulina tornaram o tratamento da diabetes mais prático e simplificado para crianças, adultos e idosos. Além de facilitar a aplicação, essa tecnologia tem armazenamento e transporte fácil (pode ser levada na bolsa ou no bolso) e permite melhor ajuste da dosagem, evitando erros.

Até então, as insulinas distribuídas eram de aplicação via seringa. O próprio paciente era o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. Agora, eles contam com a distribuição das canetas pré-preenchidas com insulina.

“Com esse tipo de autonomia, espera-se melhores resultados e maior controle do diabetes dos pacientes, o que irá contribuir para melhorar os índices de tratamento da doença em nossa cidade. Vale salientar que todo paciente diabético deve fazer acompanhamento mensal com seu médico da unidade de saúde, para manter sob controle seu problema de saúde”, afirmou o farmacêutico, Danylo Patês Meira.

CONQUISTA: ANTONIO BRITO E SHEILA LEMOS SE REÚNEM PARA DEBATER O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E DA REGIÃO SUDOESTE

sheil

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (2), o deputado federal Antonio Brito (PSD/BA), onde dialogaram sobre projetos a serem realizados para o desenvolvimento do município.

No encontro, Antonio Brito – que tem uma relação de amizade com a família Lemos iniciada há anos com a mãe da prefeita, Irma Lemos, ex-vice-prefeita da cidade, e seu pai Edvaldo Brito, vereador de Salvador, quando ambos compuseram chapa de candidatura ao Senado nas eleições de 2010 – colocou à disposição o seu mandato para a realização de ações voltadas à Saúde, infraestrutura, educação, assistência social, mobilidade urbana, dentre outras áreas de interesse de Vitória da Conquista. Também foi debatida a importância do município para o desenvolvimento regional do sudoeste baiano.

(Políticos do Sul )

RK

ITAPETINGA: A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRIBUIRÁ NOS DIAS 10 E 11 DE JUNHO MAIS DE 11.500 KITS DA MERENDA ESCOLAR AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Através da Prefeitura Municipal de Itapetinga, cidade localizada no Sudoeste da Bahia, a Secretaria de Educação vai distribuir mais de 11.500 kits da Merenda Escolar aos alunos matriculados da Creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Essa será a 6ª vez que a distribuição acontece no município, sendo que nas outras 5 vezes foi feita de forma organizada e sem aglomerações.

Os mais de 11.500 kits somam mais de 92 toneladas de alimentos.

A Secretaria de Educação alerta aos pais de alunos, que só terão direito aos kits, os alunos que estiverem matriculados na Rede Municipal e que, quem ainda não matriculou, tem até o próximo domingo dia (06) para fazer a matrícula.

Itapetinga, uma Cidade Educadora que se preocupa com a segurança alimentar do seus alunos da Rede Municipal.

MAIS UMA AGÊNCIA BANCÁRIA É EXPLODIDA NA BAHIA, DESTA VEZ EM CORONEL SÃO SÁ

Na noite de terça-feira (1), uma agência bancária também foi atacada na cidade de Coronel João Sá, na mesorregião Nordeste da Bahia, na microrregião de Jeremoabo. Moradores relataram muitos tiros e explosões.

O caso ocorreu por volta das 23h30, contudo não há informações sobre se os bandidos conseguiram levar alguma quantia. Após a ação, o grupo fugiu em direção à cidade de Jeremoabo, que rica a cerca de 75 quilômetros de Coronel João Sá.

Coronel João Sá tem pouco menos de 16 mil habitantes, de acordo com o mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Têm sido cada vez mais comuns as investidas de bandidos em agências bancárias de cidades menores, do interior, onde normalmente o efetivo policial é limitado.

No cenário nacional, a Bahia, especialmente, tem se destacado nesse índice negativo, com corriqueiros assaltos desse tipo. Pequenas cidades das sete mesorregiões estaduais já registraram crimes como esse, de modo que a Secretaria de Segurança Pública já se manifestou acerca do assunto, e deve tomar medidas contundentes.

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUPERA MARCA DE 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA DISTRIBUÍDAS

País usa três imunizantes atualmente; AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer

Desde 18 de janeiro, 102 mi de doses foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal por meio do Programa Nacional de Imunizações

BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO 

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (2) ter superado a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra covid-19 distribuídas a unidades da federação por meio do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Segundo a plataforma Localiza SUS, até esta manhã, 90 milhões de vacinas já haviam sido entregues e outros 12,8 milhões estavam em processo de envio e distribuição, totalizando 102,9 milhões. A vacinação contra covid-19 no Brasil começou em 18 de janeiro.

A repartição das vacinas se dá de acordo com critérios populacionais, observando os grupos prioritários estabelecidos pelo ministério.

Com base nisto, São Paulo foi o estado que mais recebeu doses até o momento (23,5 milhões), seguido de Minas Gerais (10,7 milhões) e Rio de Janeiro (9,7 milhões).

O imunizante da AstraZeneca — seja produzido pelo Instituto Serum da Índia (primeiras doses), pela Fiocruz ou importado pelo consórcio Covax Facility — agora são os que mais foram distribuídos no país: 52,3 milhões de doses.

A CoronaVac teve 47,2 milhões de doses enviadas aos estados e Distrito Federal. Da Pfizer/BioNTech, foram 3,3 milhões.

O Brasil já aplicou 68,2 milhões de doses de vacinas contra covid-19, das quais 45,9 milhões de pessoas receberam apenas a primeira dose. Outros 22,3 milhões completaram o esquema vacinal.

POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS NA CASA DE WILSON LIMA, GOVERNADOR DO AMAZONAS

Operação Sangria apura desvios na construção de hospital de campanha. Agentes tentam prender secretário de Saúde.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (2) seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão no Amazonas. A 4ª fase da Operação Sangria faz parte de uma investigação sobre desvio de verbas de combate à covid-19 no estado. Os agentes foram até a casa do governador Wilson Lima (PSC) para fazer buscas, na Secretaria de Saúde e na residência do titular da pasta, Marcelluls Campêlo, que não foi encontrado até o momento e, por isso, é considerado foragido.

A PF apura irregularidades na construção do hospital de Campanha Nilton Lins, usada no combate à pandemia. O objetivo é apurar possíveis irregularidades decorrentes de processos de dispensas de licitação.

Conforme as autoridades, a quarta fase decorre de investigações que identificaram irregularidades na prestação de serviços para atender a unidade de saúde, no qual se verificou um sobrepreço para o serviço de limpeza no montante de R$ 1.971.882,12, que representa um valor 539% superior ao praticado no hospital de referência.

“O trabalho identificou que não houve a comprovação da realização dos serviços de lavanderia, além de burla às sanções administrativas que determinaram o bloqueio de um dos fornecedores e inscrição no Cadastro de Fornecedores do Estado do Amazonas e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspeitas (CEIS)”, informou a CGU (Controladoria-Geral da União), que participa da operação junto ao MPF (Ministério Público) e à PF.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de fraude, peculato e pertencimento a organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.

STJ

Também nesta quarta-feira, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai analisar a denúncia oferecida contra Wilson Lima e outros acusados por crime de peculato no contexto da pandemia.

Segundo a denúncia, houve direcionamento de procedimentos de dispensa para a aquisição de ventiladores pulmonares (“respiradores”) e desvio de valores que deveriam ser revertidos pelo estado do Amazonas em ações de logística no combate à covid-19.

De acordo com a PGR (Procuradoria Geral da República), que ofereceu a denúncia, os valores teriam sido gastos de modo a beneficiar empresas e sócios. A investigação começou no ano passado, após notícias de que 28 aparelhos haviam sido comprados de uma loja de vinhos, e já teve três fases de medidas como busca e apreensão autorizadas pelo ministro Francisco Falcão, relator do caso no STJ.

Conforme a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, instalou-se na estrutura burocrática do governo do Amazonas, sob o comando de Lima, “uma verdadeira organização criminosa que tinha por propósito a prática de crimes contra a administração pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia, sendo certo que, em pelo menos uma aquisição, o intento se concretizou”.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia