:: 25/mar/2022 . 20:00
REPERCUSSÃO DA FOTO DE SÍLVIO SANTOS EM QUE ELE APARECE SEM DENTES REFLETE MEDO DE ENVELHECER
Silvio Santos é um homem de 91 anos. No entanto, ao longo das duas últimas semanas, o Brasil parece ter descoberto o que parecia ser óbvio: a aparência do apresentador não é mais a mesma do início da carreira na TV, na década de 1960.
Uma foto do “dono do baú” ao lado da mulher, Iris Abravanel, e da chef de cozinha Karlota Fonseca viralizou nas redes sociais. Na imagem, que foi compartilhada pela profissional no dia 17 de março, o comunicador está vestindo um pijama e aparentemente sem os dentes.
O registro, feito durante um jantar íntimo na mansão de Silvio, em Orlando, nos Estados Unidos, despertou comentários surpresos e críticos no ambiente digital. Como um dos homens mais poderosos da comunicação, que ocupa um espaço relevante no imaginário de milhões de pessoas, permite ser fotografado de maneira tão humana?
De acordo com o psicólogo Yuri Busin, especializado em terapia cognitiva comportamental, o episódio diz muito mais sobre as pessoas que reagiram com espanto do que a forma como o apresentador lida com o próprio envelhecimento.
“Óbvio que quando vem um ídolo tão grandioso quanto o Silvio Santos, de certa forma as pessoas acabam tendo um momento onde se deparam com o inesperado. E acaba tendo, obviamente, um susto. Ele é um ídolo muito grandioso que está envelhecendo. Como todos nós vamos envelhecer”, explica Busin.
As reações passam, certamente, pelas expectativas criadas pelo público a partir da imagem construída ao longo de muitas décadas. “Muitas vezes as pessoas têm uma imagem ‘A’ do Silvio Santos e quando elas se deparam com a imagem ‘B’ aquilo acaba criando um rebuliço muito grande. O importante é que ele esteja feliz. Todos nós vamos passar por fases assim. E isso é muito valioso”, completa.
‘Todos nós vamos envelhecer’
Foto de Silvio Santos em momento de intimidade viralizou nas redes sociais
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Segundo o psicólogo, a dificuldade em lidar com o envelhecimento tem sido impulsionada pelo avanço das redes sociais. “Esse tabu tem sido cada vez maior por todas essas cobranças e comparações que existem por causa das redes sociais, onde existe uma beleza perfeita, você tem que ser isso ou aquilo.”
Yuri Busin ressalta que, embora o processo seja natural, deparar com a mudança do outro põe o indivíduo em contato com os próprios medos. “O envelhecimento é uma coisa natural e inevitável. Uma hora ele vai acontecer. No entanto, quando a gente se depara com o envelhecimento de outras pessoas isso acaba nos assustando. E existe, sim, um preconceito contra idosos e um medo muito intenso de você se tornar aquela pessoa, uma vez que isso será inevitável. Cada um vai traçar o próprio caminho.”
ITAPETINGA: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE VAI COIBIR POLUIÇÃO VISUAL
Com objetivo de promover um melhor ordenamento espacial e combater a poluição visual, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está convocando os proprietários de outdoors, painéis de led e demais tipos de publicidade visual instalados no território municipal, para realizarem a regularização ambiental deste tipo de comunicação.
“A redução de áreas verdes e a intensificação de anúncios, outdoors, cartazes, placas e outros elementos que causam a poluição visual, reduzem de forma significativa a qualidade de vida da população urbana. Isso ocorre devido ao desconforto gerado pela quantidade de anúncios e a falta de harmonia entre eles, havendo um amontoado de propagandas que modificam as características das cidades”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana.
De acordo com o edital de convocação publicado no Diário Oficial, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria no prazo de cinco dias corridos, contados desta sexta-feira, 25 (data da publicação do edital), sob pena de ter a estrutura removida. Tal ação visa cumprir a Lei Municipal nº. 1.181/2012, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente.
Segundo Marcelle Amorim, chefe de Divisão de Fiscalização Ambiental, “a Secretaria de Meio Ambiente tem potencializando as ações de fiscalização ambiental como forma de coibir os diversos tipos de poluição. Neste caso específico, outdoor instalado sem a devida regularização, além do prejuízo estético, pode ocasionar complicações no trânsito”, afirmou.
Confira abaixo o Edital:
Edital Publicado
MÃE TAPA BOCA DE BEBÊ DE 6 MESES COM FITA ADESIVA PARA EVITAR CHORO
Uma bebê de seis meses que teve a boca tapada pela mãe com uma fita adesiva enquanto chorava, para que a mulher pudesse usar o celular foi encaminhada para um abrigo. O caso aconteceu no Mato Grosso. A mulher deve responder por maus-tratos.
Um vídeo gravado pelo pai da criança na semana passada mostra o momento em que o homem chegou em casa e encontrou a filha, na cama, com a boca tampada com uma fita adesiva, enquanto a mãe estava no quarto ao lado manuseando o celular. O pai registrou uma denúncia à polícia.
Conforme divulgou o Portal G1, depois de ter sido retirada do convívio familiar, a criança agora é acompanhada pelo Conselho Tutelar. A conselheira Margareth Dürks explicou que ela vai permanecer no abrigo até que seja definida a guarda. “A criança está institucionalizada nesse momento. O processo de guarda vai ser decidida pela Justiça. Enquanto Conselho tutelar, nós resolvemos evitar que ela não ficasse em constante risco”, afirmou.
VÍDEO: DIRETOR DE ESCOLA ACERTA ‘VOADORA’ EM ESTUDANTE
A onda de violência em escolas públicas no Distrito Federal ganhou mais um capítulo. Dessa vez, com a participação do diretor do Centro de Ensino Fundamental 8, em Taguatinga, que acertou uma “voadora” nas costas de um aluno do lado de fora da escola.
O homem disse que acertou o estudante para separar uma briga. A ação foi filmada. No vídeo, é possível ver dois garotos se atracando. Um deles está por cima, segurando o adversário pelas costas. O segundo menino tenta se desvencilhar, mas não consegue.
- 1






















