sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: jun/2022

TRF-2 DERRUBA LIMINAR QUE IMPEDIA ATUAÇÃO DA PRF FORA DAS RODOVIAS

Atendendo ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) derrubou, nesta sexta-feira (10), a decisão liminar que impedia a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de atuar em operações de segurança fora da estrada.

O presidente do TRF-2, Messod Azulay Neto, que assina a decisão, afirmou que “dos elementos trazidos aos autos, não se vislumbra uma atuação da Polícia Rodoviária Federal que desborde de suas incumbências legais e constitucionais”.

“Como bem salientado pela União Federal em sua peça vestibular, somente entre março de 2020 e março de 2022 as atuações conjuntas com a PRF, no estado do Rio de Janeiro, ultrapassaram o marco de 150 operações, sendo auxiliados mais de 15 órgãos de segurança pública diferentes do referido estado-membro, com o objetivo de enfrentamento ao crime, cumprimento de mandado, prevenção do trabalho escravo, segurança de autoridades, dentre outras diligências”, argumentou Azulay Neto.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu a participação da PRF em operações fora das rodovias no início desta semana, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal. O motivo foi a participação da força de segurança na operação ocorrida na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de dezenas de pessoas, em maio.

A decisão, na prática, suspendia um artigo de uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que prevê que a PRF poderá “designar efetivo para integrar equipes na operação conjunta”.

A BAHIA TEM A GASOLINA MAIS CARA DO BRASIL, DIZ ANP

Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 26/06/2012. Movimento de clientes nos postos de gasolina da zona sul do Rio de Janeiro. O reajuste de preços dos combustíveis foi mal recebido pelo mercado, que penalizou as ações da Petrobrás em quase 8%. – Crédito:MARCOS DE PAULA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:119451

O preço da gasolina voltou a subir nos postos de combustíveis do país. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a média nacional do litro da gasolina foi de R$ 7,247 nesta semana entre segunda-feira (5) e este sábado (11). Na semana anterior era de R$ 7,218. Mas a situação é ainda mais preocupante para o consumidor baiano, que pagou pela gasolina mais cara do Brasil.

A Bahia registrou o preço médio de R$ 7,972 por litro de gasolina, o maior dentre todas as unidades federativas, o que representou uma elevação de 5,21%, quando comparada com última semana.

O segundo lugar ficou com o estado do Piauí, que registrou o custo médio de R$ 7,960. A região Nordeste, inclusive, foi a mais afetada pelo aumento do preço do combustível, com uma média de R$ 7,494. Em sequência vem o Centro-Oeste (R$ 7,403), Norte (R$ 7,212), Sudeste (R$ 7,160) e Sul (R$ 7,073).

Na capital baiana a situação também não é das melhores. Os consumidores de Salvador tiveram que desembolsar R$ 7,948 pelo litro da gasolina, o que representa um acréscimo de 9,54%, o maior dentre todas as capitais.

Já quem opta trocar a gasolina pelo álcool também se deparou com preços salgados. O preço médio do etanol foi de R$ 6,266 na Bahia, sendo o terceiro mais caro do país, mas o que teve a maior elevação semanal, de 7,66%. Em Salvador, por sua vez, o litro do etanol foi vendido a R$ 6,346, também em terceiro entre as capitais, mas com o maior crescimento semanal, de 12,66%.

O diesel e o botijão gás também aumentaram, sendo encontrados por R$ 7,263 e R$ 106,572, respectivamente. Na semana anterior eram encontrado por R$ 6,951 e R$ 105,34.

BAHIA: PROFESSORA UNIVERSITÁRIA MORRE AO DAR LUZ EM CASA

Uma professora universitária de 40 anos morreu nas primeiras horas da última sexta-feira (10), ao dar à luz em casa, na cidade de Itabuna, na região sul do estado. Gleicimara Araújo Queiroz Klotz, que estava grávida de seu terceiro filho, sentiu as contrações, mas não teve tempo suficiente para ir até uma maternidade.

Durante o parto repentino, que aconteceu por volta das 0h, a professora perdeu muito sangue. De acordo com o blog Pimenta, ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Manoel Novaes, às 3h50, mas na unidade, mesmo com apoio de uma equipe médica, não resistiu às complicações causadas por uma hemorragia pós-parto. A recém-nascida passa bem.

Gleicimara era natural da cidade de Oliveira, no interior de Minas Gerais, mas morava em Itabuna desde 2014. Ela era doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou por sete anos como professora e coordenadora do curso de Psicologia de uma instituição privada. Neste ano, a professora ingressou no corpo docente efetivo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Em nota, a UFSB lamentou a morte da professora. “A docente atuava no Centro de Ciências da Saúde, na área de psicologia, desde seu ingresso na UFSB, ocorrido em março deste ano. A Reitoria e toda a comunidade acadêmica da UFSB, em especial do Campus Paulo Freire, onde a docente atuava, manifestam solidariedade à família e amigos”, diz trecho do comunicado emitido pela instituição.

CASA FECHADA EM DIAS FRIOS AUMENTA O RISCO DE UMA SÉRIE DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Nos períodos mais frios do ano, é comum fechar portas e janelas para impedir a entrada de correntes de ar gelado nos ambientes da casa. Entretanto, o recomendado para evitar doenças nesta época é justamente fazer o contrário.

Os ambientes sem incidência de luz solar, entrada de ar e com sinais de umidade – que é maior em locais fechados – são propensos para o acúmulo e proliferação de ácaros, mofo e poeira. A olho nu, não percebemos a presença destas substâncias, mas elas estão aglutinadas no pó.

A poeira de casa contém diversas matérias, desde as mencionadas acima, até bactérias e proteínas produzidas por elas.

Em um geral, elas constituem o que especialistas chamam de alérgenos respiratórios, pois possuem capacidade de desencadear reações inflamatórias nas vias aéreas superiores e/ou inferiores, principalmente em pessoas que já possuem algum tipo de doença pulmonar e sensibilização alérgica.

Nos casos comuns, ao entrar em contato com estes constituintes da poeira, o nosso organismo produz anticorpos que liberam mediadores inflamatórios para conter aquele corpo estranho, principalmente a alarmina, como uma forma de defesa. As inflamações são uma maneira do corpo sinalizar que há algo errado.

Em pessoas com predisposição a alergias, o contato com estes materiais induz a uma resposta inflamatória ainda mais intensa que libera histamina e desencadeia as reações alérgicas.

Indivíduos com doenças respiratórias prévias podem sofrer o pneumologista André Nathan classifica como “descompensação”.

“Em quem tem uma doença pulmonar prévia, principalmente a DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], que é o enfisema, bronquite crônica e a asma, ele [agente alérgico] é um indutor de descompensação. Você está compensado da sua doença crônica, você está bem, e aí você entra em contato com essas substâncias ou com esses microrganismos e descompensa, começa a ter sintoma” orienta.

Os sintomas, para pessoas que possuem ou não a tendência de desenvolvê-los, acontecem porque a via inflamada secreta mais muco, por vezes mais espesso, que dificulta a passagem de ar. Esta situação, que varia de acordo com a gravidade, pode ocasionar um quadro febril, fadiga, coriza, tosse, secreção, chiado e até mesmo falta de ar.

:: LEIA MAIS »

ITAPETINGA: SAAE ANTECIPA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES

Mesmo com uma das tarifas mais baratas do Brasil! O SAAE de Itapetinga tem honrado o compromisso com os seus servidores. Nesta sexta-feira, 10/06, o valor correspondente à primeira parcela do 13º salário dos servidores já estava na conta. Segundo a legislação essa parcela poderia ser paga até o dia 20 de novembro, mas os servidores do SAAE já estão com o valor disponível em conta, com bastante antecedência. No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não pára.

ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA

CAFÉ REDUZ RISCO DE MORTE EM ATÉ 31%, APONTA NOVO ESTUDO; ENTENDA COMO E QUANTO DEVE SER INGERIDO PARA ATINGIR O BENEFÍCIO

CAIXA DISPONIBILIZA SAQUE CALAMIDADE PARA OS MORADORES DE ITAPETINGA

Segundo uma pesquisa do instituto Axxus sobre consumo do café, cerca de 45% dos brasileiros consomem de 3 a 5 xícaras diariamente. Para muitas pessoas, o principal benefício buscado na bebida é uma maior energia durante a jornada de estudos ou de trabalho. Porém, cada vez mais a ciência mostra que os resultados positivos vão muito além, com pesquisas relacionando à prevenção da doença de Parkinson, diabetes tipo 2, câncer de fígado e muitos outros problemas de saúde. Agora, um novo e amplo estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine comprovou que o café é capaz de reduzir o risco de morte em até 31%. Porém depende da forma em que ele é consumido.

Para os que bebiam qualquer quantidade até 4,5 xícaras por dia de café sem adição de açúcar, foi observada uma redução de ao menos 16% no risco de morte. Porém, esse percentual chegou a 29% entre aqueles que bebiam de 2,5 a 4,5 xícaras.

Os que colocavam pouco mais de uma colher de chá de açúcar também tiveram menos chance de morte em todas as quantidades analisadas até 4,5 xícaras, de ao menos 9%. Mas, o percentual de redução foi maior entre aqueles que bebiam de 1,5 a 3,5 xícaras por dia – 31%. Em outras quantidades, a diminuição foi mais tímida em comparação com a do café sem açúcar.

RK

LUH SANTANA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA MÃE EURIDES, DOS IRMÃOS, CLÉCIO, TATIANA E CLEIDIANE E DA FILHA, LAVÍNIA EMANUELLE, FAMILIARES E AMIGOS

Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem.
Os seus familiares e amigos enviam para você energias e pensamentos positivos. Há boas vibrações para você, há luz e amor ao seu redor
Aproveite este momento mágico da vida e peça a Deus proteção, peça a Deus para lhe guiar e tomar conta dos seus caminhos, peça a Deus para segurar na sua mão enquanto você escreve a sua história. Agradecemos por tudo o que você já viveu.
Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você.
Parabéns e muitas felicidades, Luh!

ISADORA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE ELICITAÇÕES DOS PAIS, JAI E VANEUSA, DA AVÓ NEUSA, DAS TIAS, GEANE, REJANE E LEIDE, FAMILIARES E AMIGOS

Você trouxe o que faltava para a mamãe e o papai serem ainda mais felizes. Desde que você chegou não só a nossa casa e as nossas rotinas mudaram, mas o nosso modo de ver a vida também.
Você era tão pequenininho e já se passaram 12 meses do mais puro amor. Você já come papinha, já vai para a escolinha, já disse as primeiras palavras e ri às gargalhadas.
Aqui, esperamos registrar os momentos mais especiais, as tuas descobertas, o teu crescimento; as primeiras vezes no parque, na escola, nas festinhas dos amigos, as conversas engraçadas para que daqui a uns aninhos a gente possa rir e se deliciar com essas recordações.
Parabéns, amor. Esperamos dar tudo o que você precisa para crescer feliz e cheio de saúde. Que Papai do céu ajude o papai e a mamãe nessa tarefa difícil, mas muito compensadora, e que os anjinhos te protejam.
Nós te amamos, querida filha, Isadora!

NOVOS INTEGRANTES DO BARALHO DO CRIME

Dois homens investigados por organização e tráfico de drogas em Salvador foram incluídos no “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), nesta serxta-feira (10). A ferramenta é utilizada pelo órgão desde 2011, para incentivar a colaboração da população com o trabalho da polícia.

Um dos homens é Ronaldo Santos Carvalho, conhecido como “Nal” ou “Nado”, que tem mandado de prisão por organização criminosa e tráfico de drogas. Atuante no bairro de Pernambués, ele foi inserido na carta “Oito de Copas”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ronaldo atua com o irmão Celso Gomes Carvalho Filho, o “Pito”, que também é foragido e foi incluso no Baralho do Crime em agosto de 2020, no carta “Rei de Ouros”.

Já Humberto da Silva Santos Filho, apelidado de “Humbertinho” ou “Betinho”, tem como áreas de atuação os bairros do Arenoso e Fazenda Grande do Retiro. Também indiciado por organização criminosa e tráfico de drogas, ele foi adicionado na carta “Sete de Copas”.

Segundo o delegado Alexandre Ramos Galvão, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), os dois foragidos foram alvos recentes de operações da polícia, com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas no estado.

Para comunicar à polícia informações sobre o paradeiro dos criminosos, o cidadão pode entrar em contato pela central telefônica 181, o Disque Denúncia, ou pela opção ‘Denuncie Aqui’ na plataforma online do Disque Denúncia. Não é necessário se identificar e o sigilo é garantido.

RK

NESTLÉ É NOTIFICADA PARA EXPLICAR BISCOITO DE ‘MEL’ SEM MEL

Nestlé é notificada para explicar biscoito de 'mel' sem mel

Depois do Whopper Costela sem costela, da Burger King e o do McPicanha sem picanha, do MCDonald’s, chegou a vez do biscoito “de mel”, sem mel, da Nestlé Brasil. A empresa foi notificada na última terça-feira (7), pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por suposta propaganda enganosa de biscoitos “de mel”, sem o ingrediente. A marca tem até 10 dias úteis para prestar esclarecimentos a respeito de informações divergentes nos produtos.

A denúncia foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e encaminhada em junho do ano passado ao Procon-SP, que identificava suposta publicidade enganosa da marca ao utilizar na embalagem de quatro produtos da linha Nesfit, o nome e imagem do mel, dando destaque para o alimento, mas que em sua composição, não possui o ingrediente.

Segundo o Instituto, devido a diferença de informações entre a publicidade e a lista de ingredientes, a empresa viola de forma direta os direitos dos consumidores, e a propaganda pode ser classificada, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), enganosa, já que pode induzir o consumidor ao erro.

“Toda a construção da promoção comercial dos produtos leva a crer que o mel seja um dos ingredientes principais ou, no mínimo, que esteja presente em sua composição. O conjunto de informações das embalagens é inadequado para informar o consumidor a respeito das informações essenciais do produto, no caso, sua composição, e, consequentemente, pode levá-lo a engano sobre o que está consumindo”, afirma Mariana Gondo, advogada do Idec.

Conforme a Senacon, a Nestlé Brasil ainda terá que comprovar o uso das imagens usadas em relação aos ingredientes dos produtos. Neste caso, o uso de favos de mel na embalagem. Isto servirá para entender se os produtos oferecem as informações adequadas aos consumidores, em especial açúcares adicionados e açúcares totais, e se os ingredientes estão de acordo com a regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia