BRASIL ENTRA NO RANKING DOS 20 PAÍSES MAIS SOLIDÁRIOS DO MUNDO
O Brasil entrou pela primeira vez na lista dos 20 países mais solidários do mundo no ranking World Giving Index 2022, da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O Brasil saltou 36 posições em relação ao ano passado, saindo da 54ª para a 18ª colocação.
Esse é o quarto ano consecutivo que o Brasil sobe no ranking e reflete um crescimento do sentimento de solidariedade no país nos últimos anos. O crescimento aconteceu em todas as categorias de avaliação, sendo ainda mais expressiva na “ajuda a um desconhecido”, no qual o país passou de 36° para o 11° lugar em apenas 12 meses. O levantamento revela que mesmo com dificuldades advindas do contexto socioeconômico atual, a população brasileira demonstra um interesse ativo em ajudar, não necessariamente apenas com doações financeiras, mas também por outros meios como ajudas esporádicas e trabalhos voluntários. “O Brasil alcançou um patamar histórico no ranking, revelando o fortalecimento da generosidade e da cultura de doação no País”, diz Paula Fabiani, CEO do IDIS.
No mundo, o levantamento mostra que 3 bilhões de pessoas ajudaram alguém que não conheciam, um aumento de aproximadamente meio bilhão em comparação ao período anterior à pandemia. Cerca de 200 milhões de pessoas também doaram dinheiro para organizações da sociedade civil em todo o mundo, com o número de doações aumentando 10% em economias de alta renda. A Indonésia segue pelo quinto ano consecutivo liderando a lista dos países mais solidários, seguida pelo Quênia em segundo lugar. Segundo o levantamento, muitos países de alta renda retornaram ao top 10, depois de ver um declínio acentuado no voluntariado e doações desde 2018, mas que voltou a crescer durante a pandemia. Além dos Estados Unidos em terceiro lugar, Austrália (4º), Nova Zelândia (5º) e Canadá (8º) se juntam aos países mais generosos do mundo.(Veja)
RK