sebrae
banner-130
engen22
mineraz
setembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 20/set/2023 . 16:26

TOFFOLI VOTA CONTRA MARCO TEMPORAL PARA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (20) contra a aplicação do chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O placar do julgamento está em 5 a 2 contra a tese, ou seja, a favor dos indígenas. Os ministros Edson Fachin, relator do caso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso também votaram contra o marco temporal, por considerarem que a terra indígena deve ser definida por tradicionalidade. O ministro Nunes Marques teve um entendimento diferente e considerou que a falta de um marco causa insegurança jurídica. Ele foi seguido por André Mendonça.

Segundo Fachin, a Constituição Federal reconhece o direito de permanência dos povos independentemente da data de ocupação. Moraes afirmou que a adoção de um marco temporal pode fazer com que se ignorem totalmente direitos fundamentais e disse que “a ideia do marco temporal não pode ser uma radiografia”.

RK

 

MARINHA E PF FAZEM MAIOR APREENSÃO DE COCAÍNA NO MAR BRASILEIRO

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) apreenderam 3,62 toneladas de cocaína na terça-feira (19), no litoral de Pernambuco. Foi a maior apreensão da droga realizada no mar brasileiro, segundo a Marinha.

A ação faz parte da Operação “Ágata Nordeste”, que combate os crimes transfronteiriços e ambientais.

De acordo com a Marinha, o navio-patrulha de 500 toneladas abordou a embarcação PALMARES 1, onde a droga foi encontrada, e que tinha como destino a África. Havia cinco tripulantes a bordo, que foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. As penas pelos crimes podem chegar a 35 anos de reclusão, conforme a Polícia Federal.

A embarcação foi rebocada pelo navio-patrulha para o Porto do Recife. A ação ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife, aproximadamente 33 quilômetros.

“Na manhã de segunda (18), um navio da Marinha do Brasil foi acionado e uma equipe da Polícia Federal embarcou em Natal. O navio saiu rumo ao litoral de Recife para fazermos uma operação de interdição à uma embarcação que possuía tráfico ilícito de drogas a bordo na manhã de hoje”, informou o capitão de Mar e Guerra João Batista, comandante do Centro de Operações Marítimas da Marinha do Brasil.

A Marinha ressalta que o ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro tem 5,7 milhões de Km² de área marítima, chamado Amazônia Azul, e 64 mil quilômetros de malha hidroviária. “Essa imensa área é porta de entrada e de saída para o comércio nacional e internacional, movimentando, de forma significativa, a economia brasileira. Contudo, ela é também ambiente de diversas ameaças como a pesca ilegal, contrabando e o tráfico de entorpecentes”, diz nota.

A proteção das águas é feita pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, criado pela Marinha, e que congrega diversos órgãos federais, como PF, Ibama, Receita Federal e Petrobras.

RK

BRASIL DEVE PERMANECER SEM HORÁRIO DE VERÃO NESTE ANO

Técnicos do Ministério de Minas e Energia recomendaram ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a não adoção do horário de verão em 2023. Os dados apontam para um ganho muito baixo com a implementação da medida.

Segundo o ministério, os reservatórios nacionais estão com nível elevado e ainda existe a garantia de que as energias de fontes renováveis, como a eólica e solar, garantam uma quantidade segura de fornecimento. O programa de horário de verão busca reduzir o consumo de energia aproveitando o aumento do dia em que a luz do sol está presente

O horário de verão adianta o horário do relógio em uma hora, durante os meses de outubro e fevereiro. A medida foi extinta desde o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando em 2019 o ex-presidente argumentou que os efeitos nocivos na rotina da população são maiores do que a economia.

RK

HOMEM DESAPARECE DEPOIS DE SE AFOGAR EM PRAIA NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Um homem desapareceu depois de se afogar em uma praia na Península de Maraú, no baixo sul da Bahia, nesta terça-feira (19). Conforme a prefeitura da cidade, ele estava com um grupo de mais três turistas, quando todos se afogaram.

As outras pessoas foram socorridas e levadas para um hospital da região. Não foi informado sobre o quadro de saúde delas.

Um dos turistas é uma mulher de Brasília, capital do Distrito Federal, outros dois são irmãos de Salvador e uma quarta pessoa não foi identificada. Não há detalhes sobre qual dessas pessoas se afogou e desapareceu no mar.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza buscas na localidade para encontrar a vítima.

DOIS FUNCIONÁRIOS DA CODEVASF MORREM E UM FICA FERIDO EM GRAVE ACIDENTE

Dois funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) morreram e um ficou ferido na noite desta terça-feira (19), após um acidente de trânsito, no município de Entre Rios, a cerca de 150 km de Salvador.

Segundo a Codevasf, as vítimas que morreram foram identificadas como Tiago Pereira e Carmen Madalena dos Santos, lotados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, em Nova Porteirinha, em Minas Gerais. Elas estavam em viajem de trabalho, em um veículo da Companhia.

A pessoa que ficou ferida é uma mulher. Ela foi socorrida e levada para um hospital na cidade de Alagoinhas, que fica na mesma região de Entre Rios. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

Em nota, a Codevasf lamentou lamentou a morte dos funcionários, mas não detalhou como aconteceu o acidente. A Companhia afirmou que está mobilizada para prestar apoio às famílias das pessoas que morreram e à vítima hospitalizada.

ANTONIO BRITO PARTICIPA COM LULA DE ASSEMBLEIA DA ONU NOS ESTADOS UNIDOS

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito, participou nesta terça-feira (19), junto com o presidente Lula e parlamentares brasileiros, da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, que contou com a participação de mais 140 chefes de Estado.

No evento, Lula abriu o discurso destacando a necessidade de ampliar os esforços mundiais para combater a fome, reduzir as desigualdades e promover a paz.

Antonio Brito será o representante do Congresso Nacional brasileiro na Assembleia, na próxima sexta (22), onde fará pronunciamento sobre a atuação do parlamento voltado ao combate à tuberculose, além do compromisso global de erradicação da doença até 2030.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia