Na manhã desta segunda (04), os Vereadores Tarugão, Gegê e Pastor Evandro se reuniram com a secretária de saúde Rosania Rabelo para tratar sobre a nova forma de marcação no CDM (Central de Marcação). Rosania estava bem acompanhada com a sua assessora Lizete.
Rosania atendeu a um chamado dos 03 vereadores para discutirmos a nova organização da marcação de exames feita pelo CDM e fluxo de transporte para o paciente.
A Secretária informou aos edis, que através uma equipe composta por medico, enfermeiro e assistente social que está colocando na central de regulação, vai garantir que o paciente que está saindo do município para tratamento, tenha seguimento adequado na rede durante o tratamento.
“Estamos organizando as solicitações e agendamentos de especialidades, exames laboratoriais e de imagem para que o paciente já saia agendado de seu posto de saúde. Melhorando nossas marcações para salvador, Vitória da Conquistas e Itabuna”, concluiu Rosania.
Ela ainda falou sobre o grande desafio do município, em reabrir o antigo Hospital Santa Maria nos próximos dias e trazer mais tranquilidade, as gestantes de Itapetinga e região.
Rosania fez um agradecimento especial a todos os colegas da Secretaria de Saúde, reconhecendo a dedicação de todos para oferecer mais qualidade e eficiência, além de um atendimento humanizado.
Ela também agradeceu os vereadores e o prefeito Rodrigo Hagge pela confiança no trabalho desenvolvido por toda Secretaria de Saúde, a qual ela tem orgulho de liderar.
O presidente do Sindtatiba “Val” também participou da Reunião!
O programa do Imposto de Renda 2024 estará disponível a partir do dia 15 de março, quando começa a entrega da declaração à Receita Federal. O programa para computador pode ser baixado no site específico de download da Receita.
Também é possível declarar o IR pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou fazer a declaração online pelo Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Os contribuintes podem preencher o documento começando uma declaração do zero ou importando os dados do ano anterior, ou ainda optar pela declaração pré-preenchida.
Segundo a Receita, as regras finais para a declaração serão conhecidas nesta quarta-feira (6). Mesmo sem as normas, os contribuintes já podem se organizar para fazer a declaração. Isso porque a maioria das obrigações não é alterada há alguns anos.
A única dúvida diz respeito ao valor mínimo de rendimentos tributáveis recebidos no ano. Até o ano passado, quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, o que dá R$ 2.379,98 por mês, estava obrigado a prestar contas. A Receita pode aumentar ou manter este limite.
Uma jovem de 22 anos foi assassinada no início da noite deste domingo, 3, no bairro Nova Jerusalém, na cidade de Dário Meira. A vítima, índeli Silva de Jesus, foi brutalmente assassinada a tiros em uma das ruas da localidade. O crime foi praticado por dois indivíduos numa motocicleta.
Moradores da área, em relatos ao Giro, informaram que a jovem tinha sido ameaçada de morte por traficantes. Diante das ameaças, ela havia deixado Dário Meira, buscando segurança em outro lugar. No entanto, retornou à cidade nesta semana.
Até o momento, as razões por trás do homicídio ainda não estão esclarecidas. A Polícia Civil assumirá o caso, com o objetivo de desvendar a motivação por trás do ato e identificar os responsáveis pela morte da jovem.
O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a remoção do corpo da vítima, dando início aos procedimentos padrão em casos de homicídio.
Mais uma tragédia aconteceu cidade de Araci envolvendo eletricidade. Na tarde deste domingo, 03, por volta das 15h30, o casal Renovaldo Jesus de Souza, 31 anos, e Betânia Santana de Souza, 26, realizava um trabalho doméstico. O homem estava com um prego e martelo para fixar um varal na parede, quando o prego acertou em cheio uma fiação elétrica de uma casa vizinha.
No momento que Renovaldo foi atingido pela descarga elétrica, sua esposa tentou puxa-lo pelo braço e também foi atingida. Ambos morreram na hora. O caso aconteceu na sede do município, Rua Otávio Barreto de Andrade, bairro Coqueiro.
O casal é oriundo da zona rural e trabalhava na sede do município, e deixa uma filha menor.
Segundo a Polícia Militar, o irmão do homem relatou que ao chegar ao local, viu as duas vítimas segurando um arame que estava preso na parede por um prego ainda passando corrente elétrica. Ele usou um alicate para cortar o fio, para tentar salvar as vítimas, mas já estavam sem vida.
A Coelba foi acionada para cortar a energia do local, já que estava ligada direto no poste de energia. A guarnição da Polícia Militar esperou no local até a chegada da Coelba e do DPT.
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha.
Um homem apontado como a maior liderança do tráfico de drogas do bairro de Valéria foi morto na manhã desta segunda-feira (04) durante uma Operação Responsio, deflagrada pela Polícia Civil. Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o ‘Pablo Escobar’, estava escondido na mata e entrou em confronto com os agentes.
Segundo a polícia, ele foi atingido, socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito, que também integrava o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), era conhecido por oprimir e ameaçar moradores do bairro.
Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Além da localização de Escobar, a ação também desmontou três acampamentos de entorpecentes, com apreensão de cerca de 150 kg de maconha.
Os investigadores apreenderam ainda seis granadas, radiocomunicadores, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições, além de sete aparelhos celulares. Um homem foi preso em posse das granadas e parte das drogas durante o cumprimento dos mandados.
Nas primeiras horas da operação, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), foram apreendidos dois fuzis e foi localizado Carlos Alessandro Santana Santos, o ‘Cachinho’, também integrante do grupo criminoso, com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. Ele também entrou em confronto com os policiais e não resistiu.
Costureira de 75 anos, Judite dos Reis de Almeida, pode ser a 1ª vítima da dengue no Município de Itapetinga. Ela deu entrada no Hospital Cristo Redentor no último dia (17) de fevereiro, com suspeita de dengue hemorrágica, foi encaminhada para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde lutou pela vida por 12 dias, infelizmente ela não resistiu e nos deixou às 20h25 da última quinta (29) de fevereiro.
Judite era uma das costureiras mais antigas da cidade e trabalhava há várias décadas, ali na Central I de Abastecimento.
Ela era moradora antiga do bairro São Francisco onde era muito conhecida e querida por todos.
Judite deixa os filhos: Jason, Júlio César, Jaco , Leide Daiany e também muitas saudades.
O material foi coletado para fazer a sorologia, e foi confirmado a dengue. Ela tinha várias comorbidades, como Hipertensão, tinha histórico de DAOP (doença arterial obstrutiva periférica).
Ela ficou alguns dias internada na UTI e recebeu transfusão de sangue.
A Secretaria de Saúde do município já informou o óbito a SESAB.
O que era para ser mais uma festa para quatro jovens de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia, acabou em tragédia na madrugada deste domingo (3). De acordo com testemunhas, as vítimas foram atropeladas, propositalmente, na BA-667, via de acesso à cidade, por ocupantes de um veículo Corolla, de placa ainda não identificada. Os ocupantes do veículo fugiram no local do acidente sem prestar socorro.
Um homem e uma mulher morreram no local do atropelamento. Eles foram identificados como Luiz Carlos Barbosa Santos, de 20 anos, e Diane Novais Santos, 26. Os outros dois atropelados foram Mayara Bispo e Weslei Silva. Eles foram levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Weslei Silva está com quadro de saúde gravíssimo.
Testemunhas relataram que o atropelamento ocorreu por volta das 4h50min, quando os jovens retornavam de uma festa. As vítimas estavam no mesmo espaço que os suspeitos do atropelamento. A polícia tenta identificá-los.
Os detalhes sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
Uma triste fatalidade abalou a comunidade do bairro Patagônia neste domingo (04). Um morador, identificado como Josiel, perdeu a vida em um acidente em um posto de combustíveis no Pará. Josiel, que era um caminhoneiro experiente e muito querido na região, estava no local quando o caminhão em que estava começou a se mover de ré. Em uma tentativa desesperada de evitar o acidente, ele correu, mas acabou sendo esmagado entre o veículo e outro que estava parado.
A notícia da morte de Josiel deixou a comunidade em choque. Ele era uma figura conhecida e respeitada, que trabalhava há muitos anos como caminhoneiro. Sua perda repentina deixou familiares, amigos e vizinhos profundamente entristecidos.
A família agora aguarda a chegada do corpo, que será velado em uma igreja do bairro Patagônia. O clima na região é de muita tristeza e consternação. Todos estão unidos em apoio à família nesse momento difícil.
É importante lembrar que acidentes como esse são trágicos e nos fazem refletir sobre a importância da segurança no trânsito. É fundamental que todos os motoristas estejam atentos e sigam as normas de trânsito para evitar tragédias como essa.
Nossos sentimentos estão com a família e amigos de Josiel nesse momento de luto. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa dolorosa perda.