‘NÓS NÃO PRECISAMOS DELES’, DIZ TRUMP, SOBRE BRASIL E AMÉRICA LATINA
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que espera ter uma “grande relação” com o Brasil. Mas deixou claro que se o Brics for adiante com a ideia de reduzir o papel do dólar no comércio, os países do bloco sofrerão tarifas de 100% contra seus produtos para entrar no mercado americano.
Perguntado no Salão Oval sobre a relação com o Brasil, o novo presidente insistiu em alertar que são os brasileiros que precisam da economia americana. “Eles precisam de nós. Nós não precisamos deles. Todos precisam de nós”, disse.
O foco de Trump, ao falar com jornalistas, foi o plano do Brics de usar moedas locais para o comércio. “Não há como fazer isso, vão desistir”, garantiu.
Neste ano, o Brasil preside o grupo de países emergentes. A facilitação dos fluxos de exportação é uma das prioridades, com planos para avançar no uso de moedas locais para os intercâmbios. Para os republicanos, isso ameaça o papel do dólar no mundo.
O americano mostrou desconhecimento do Brics, dizendo que o bloco teria “uns seis ou sete países”. Hoje, o grupo conta com dez países. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que não quer uma disputa com os EUA. (UOL)
RK


















 







