:: 25/jun/2025 . 11:03
MOTTA PAUTA DERRUBAR IOF; SENADO VOTA AUMENTAR NÚMERO DE DEPUTADOS
Enquanto a Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira (25) projeto que reduz arrecadação do governo, o Senado pautou matéria que aumenta despesas com a criação de mais 18 vagas de deputados federais.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), informou hoje, pelas redes sociais, que o plenário vai votar o mérito do projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba o decreto do Executivo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) editado pelo governo para arrecadar recursos para cumprir a meta fiscal de 2025.
Motta argumenta que a maioria da Câmara não concorda com elevação de alíquotas do IOF como saída cumprir o arcabouço fiscal e tem cobrado o corte de despesas primárias. Já o governo alega que a medida é necessária para evitar mais cortes em políticas sociais e maiores contingenciamentos que podem afetar o funcionamento da máquina pública.
RK
EDITAL PARA ADESÃO DE HOSPITAIS PRIVADOS AO SUS SAI NA PRÓXIMA SEMANA
Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, durante entrevista coletiva para falar sobre a troca de dívidas tributárias de hospitais privados e filantrópicos com a União por prestação de atendimento especializado para os pacientes do SUS. A medida faz parte do programa Agora Tem Especialistas – lançado recentemente pelo Ministério da Saúde – e busca ampliar a capacidade de atendimento, a fim de reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS.
Na próxima semana, hospitais privados e filantrópicos interessados em abater dívidas tributárias com a União em troca de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS) já poderão iniciar o cadastro.

A previsão, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é que o edital para adesão desses hospitais seja divulgado até cinco dias após a publicação da portaria que oficializa a iniciativa, prevista para sair ainda nesta quarta-feira (25).
RK
- 1
























