O corpo de um alpinista desaparecido há 32 anos enquanto escalava o Mont-Blanc foi descoberto recentemente a 2,7 mil metros de altitude, revelou a imprensa francesa nesta semana.

O corpo do francês Patrice Yvert, que treinava para ser guia de montanha e tinha 23 anos quando desapareceu, foi localizado por alpinistas que caminhavam por uma geleira na região, a Talèfre.

O Mont-Blanc, situado na França e na Itália, é o pico mais alto da Europa ocidental, com 4,8 mil metros de altitude.

O corpo foi identificado graças à carteira de identidade no casaco, da mesma cor que havia sido declarada pelo pai da vítima para auxiliar as operações de resgate na época.

Yvert, originário de Chamonix-Mont-Blanc, havia desaparecido em março de 1982, ao tentar escalar sozinho a parte oeste da chamada Agulha Verde, a 4,1 mil metros de altitude.

Mas as condições meteorológicas se deterioraram fortemente durante a escalada e avalanches ocorreram. Devido às péssimas condições climáticas, as equipes de resgate tiveram de esperar para sobrevoar a região em helicópteros.

Vários voos foram efetuados após o desaparecimento de Yvert, mas os socorristas não conseguiram encontrar nenhum vestígio do alpinista pela montanha.

Uma equipe de resgate conseguiu partir a pé dois dias depois do desaparecimento de Yvert, fazendo o mesmo percurso que ele havia feito, mas também não conseguiu localizá-lo.