O seu grande sonho é investir em uma profissão que possibilite ajudar o próximo? Então, tornar-se um enfermeiro pode ser a opção certa para você. No entanto, a escolha de uma faculdade é imprescindível para uma boa formação. É aí que entra o curso de Enfermagem semipresencial!

Para muitas pessoas, fazer uma graduação de modalidade EAD ou semipresencial é uma decisão arriscada. Mas saiba que, ao contrário do que muitos pensam, as faculdades EAD são tão completas quanto as presenciais e fornecem um diploma igualmente aceito no mercado.

Qual é o objetivo da graduação de Enfermagem?
Esse ponto é fundamental para diferir esse curso dos demais. Afinal, não é incomum encontrarmos estudantes que não sabem muito bem que área das Biológicas seguir: Medicina, Biomedicina, Biologia, Farmácia ou Enfermagem, por exemplo. São tantas opções!

O profissional da Enfermagem não é o responsável pela prescrição de fármacos, realização de procedimentos invasivos (como as cirurgias) ou escolha de uma terapia adequada para cada paciente.

No entanto, assiste aquele indivíduo ao longo de sua recuperação. Além de seguir as recomendações médicas, o enfermeiro também tem as próprias conclusões e dispõe, é claro, de sua autonomia para escolher a melhor maneira de promover o bem-estar, segurança e saúde dos pacientes ao longo de sua recuperação.

Sendo assim, o objetivo é educar um profissional capaz de se comunicar com outras pessoas e que tenha um bom raciocínio clínico e lógico. O enfermeiro também pode chefiar a equipe de Enfermagem do setor em que ele atua e aplicar seus esforços em campos diferentes, o que torna fundamentais habilidades como a liderança e o trabalho em equipe.

Tudo isso é feito ao longo do curso de Enfermagem por meio de disciplinas como:

Anatomia;
Bioquímica;
Estatística;
Ética;
Administração;
Ciências Sociais;
Fisiologia;
Farmacologia.Por fim, vale a pena ressaltar que o mercado de trabalho para esse profissional é extremamente amplo e que há vagas para todos os gostos. Além disso, a remuneração é bem interessante. Um enfermeiro clínico em início de carreira pode ganhar mais de R$ 3.400.

Como funciona o curso semipresencial de Enfermagem?
Agora vamos à parte prática: como funciona a Enfermagem EAD. O ensino a distância é uma estratégia que permite o acesso à educação e a conciliação desse aspecto com outros pontos da vida do estudante. E mais: aquele que investir nessa modalidade estará tão preparado quanto o estudante que cursou uma faculdade totalmente presencial.

A principal diferença do ensino semipresencial está na disposição das disciplinas ofertadas. Aqui, o aluno terá várias matérias em casa — especialmente as teóricas — e fará algumas aulas de maneira presencial. Elas podem acontecer na própria faculdade (em laboratórios, por exemplo) ou em instituições de saúde, como as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais, nos famosos estágios.

As videoaulas são transmitidas via satélite em ambientes conhecidos como Sala de Aula Virtual. Essa plataforma faz com que o estudante possa tirar suas dúvidas ao vivo com o professor e interagir com os seus colegas de turma. Ou seja, um método de estudo interessante e interativo. Mas esse material também é gravado para que ele possa se dedicar às matérias nos horários de sua preferência.

O estudante, aqui, ainda conta com a ajuda da tutoria presencial e de várias outras vantagens, que são ainda mais presentes no dia a dia do aluno que estuda aqui na Unopar !

AF