“Queria ela aqui”, desabafa filha de mulher linchada após boatos no Facebook
Dona de casa foi assassinada após boato de que ela era uma sequestradora de crianças ter sido divulgado em rede social

“Eu amo ela. Sinto que amo a minha mãe demais. Eu queria muito que ela estivesse aqui também”, lamentou a estudante Yasmin Maria de Jesus, 12 anos, filho de Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, que morreu na segunda-feira (5). Fabiane foi espancada em uma comunidade de Guarujá, município do litoral de São de Paulo.
A dona de casa foi linchada por uma multidão depois que uma página publicou no Facebook o retrato falado de uma mulher que realiza supostos rituais de magia negra com crianças sequestradas. Fabiane foi atacada no dia 3 de maio, e morreu dois dias depois.
Yasmim, uma das filhas da vítima, diz que aprendeu com a mãe a pintar panos de prato e a ter outras noções de artesanato. “Ela me ensinou a fazer bordados. Eu aprendi com ela. Tenho pintado junto com as minhas primas”, disse a estudante em entrevista ao G1 Santos.
![]() |
|---|
| Dona de casa foi morta após boato de que ela sequestrava crianças para praticar rituais de magia negra (Foto: Reprodução/TV Tribuna) |
A jovem, que destaca entre as qualidades da mãe o jeito carinhoso, conta que tinha preparado uma surpresa para Fabiane – um cartaz com poesias que a dona de casa gostava. “Mãe, eu te amo e sempre vou te amar, como a lua pelo sol e a terra pelo mar”, escreveu Yasmin no cartaz.
Neste último sábado (10), cerca de 3000 pessoas participaram de uma missa em memória a Fabiane Maria de Jesus. A homenagem aconteceu no bairro de Morrinhos, perto do local onde a dona de casa foi agredida. Todos usavam uma fita preta na roupa, representando o luto.
![]() |
|---|
| A jovem, que destaca entre as qualidades da mãe o jeito carinhoso, tinha preparado surpresa de Dia das Mães (Foto: Reprodução/TV Tribuna) |
“Está sendo muito difícil para todo mundo. A mãe dela está muito abalada. A Yasmin também. Hoje me senti um pouco mais aliviado. A saudade bateu, pude chorar um pouco e lembrar dela. Ela era muito amada por nós e por muitas pessoas da comunidade, tanto que vocês viram a quantidade de pessoas que estiveram aqui hoje”, disse Jaílson Alves Neves, viúvo de Fabiane.
Quinto suspeito
A Polícia Civil do Guarujá divulgou a foto e o nome do último suspeito identificado de participar do linchamento de Fabiane. A Justiça decretou a prisão temporária de Abel Vieira Batalha Junior, 18 anos, conhecido como Pepê, que é considerado foragido da polícia.
Quarto suspeito de linchamento diz que tentou proteger vítima
O quarto homem preso acusado de participar do linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, apresentou-se espontaneamente na delegacia de Vicente de Carvalho, na sexta-feira.
O ajudante de pedreiro Jair Batista dos Santos, de 35 anos, recusou-se a falar com a imprensa, mas seu advogado, Marcos Vinícius Ferreira Santos, que negociou a apresentação do acusado, disse que seu cliente é inocente e que até tentou defender a vítima dos seus agressores. “Ele aparece nas filmagens, mas em nenhum momento está agredindo a dona de casa”, argumentou.
O advogado afirmou que o ajudante de pedreiro não tem passagens pela polícia, é casado, tem seis filhos, e está muito assustado com os últimos acontecimentos. O depoimento de Jair durou 50 minutos. Seu defensor rebateu as acusações, lembrando que havia três tipos de pessoas no local do linchamento: os curiosos, os que realmente queriam agredir a dona de casa e os que tentavam evitar o espancamento.
Aegundo Marcos Vinícius, seu cliente se enquadra entre os populares que tentavam salvar Fabiane. Jair Batista dos Santos foi o quarto homem preso acusado de ter participação ativa no linchamento.


























