sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

MONOFOBIA O VÍCIO AO CELULAR CELULAR, O QUE SABER E COMO EVITAR

“Durmo e acordo com o celular do meu lado. Levo pra todos os locais da casa como se fosse uma extensão do meu corpo e se for pra rua sem ele entro em pânico e preciso voltar pra buscar”, diz Paula Pereira (fonte que preferiu não se identificar). O celular está no bolso de cerca de 163,8 milhões de brasileiros, 87,6% da população com 10 anos ou mais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023. Mas para alguns, essa relação com o aparelho móvel evoluiu para uma condição patológica de dependência digital, que pode levar, inclusive, à internação.

O nome dado a essa condição é nomofobia, que é o que acontece quando a pessoa tem medo de ficar sem celular, ou outros dispositivos eletrônicos, como o computador. A questão é séria ao ponto dessa ausência – ou a possibilidade dessa ausência – ser capaz de causar uma sensação de estar incompleto, de medo, angústia e irritabilidade. O termo vem do inglês “nomophobia” (no mobile-phone-phobia”), que em tradução livre significa medo de ficar sem celular.

A condição ainda não é uma doença presente nos principais manuais de diagnóstico, mas é cada vez mais discutida e motivo de preocupação para especialistas da área da saúde. Desde 2018 a dependência digital é vista como transtorno pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com cada caso, o tratamento varia de psicoterapias nos mais leves até internação nos casos graves, como explica o psiquiatra e professor do curso de medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Vinicius Pedreira

“A gente utiliza terapias como a cognitiva comportamental e a interperssoal para ajudar essa pessoa a gerenciar melhor seu tempo. Se não der jeito podemos olhar os transtornos comórbidos como ansiedade, depressão, vício em jogos, dependências diversas, e investir em tratamento. Se mesmo assim não houver resolução, a pessoa pode ser internada como um dependente químico, uma internação para que haja a melhora desses sintomas”, afirma.

:: LEIA MAIS »

MOTOCLISTA DE 27 ANOS MORRE APÓS COLISÃO FRONTAL COM CAMINHONETE; MOTORISTA FUGIU

Uma jovem de 27 anos morreu após a moto que pilotava ser atingida por uma caminhonete, na madrugada deste domingo (3). O caso aconteceu na Avenida Liberdade, em Itamaraju, no extremo sul do estado. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

A vítima foi identificada como Tábita Pereira dos Santos. De acordo com apuração da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, ela conduzia uma motocicleta quando foi atingida frontalmente pelo veículo. Uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o momento.

A jovem teve politraumatismos, foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), levada para o Hospital Municipal de Itamaraju, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Polícia Civil, o condutor da caminhonete fugiu do local logo após o acidente. Não há informações sobre o velório e enterro de Tábita Pereira.

GOVERNO DA BAHIA REALIZA LEILÃO DE BENS PÚBLICOS: ESTÃO DISPONÍVEIS 60 CARROS, ELETRÔNICOS E ITENS DE INFORMÁTICA

Carros, móveis, materiais elétricos, eletrônicos e de informática estão entre os 129 itens que poderão ser arrematados em um leilão promovido pelo Governo da Bahia. Os bens públicos estão avaliados em R$ 1,8 milhão. O certame será realizado no dia 27 de novembro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (1º).

Entre os lotes do certame, 60 são compostos por veículos. Vão ser apregoados carros de passeio, utilitários e motocicletas. Também estão entre os itens maquinários gráficos da Empresa Gráfica da Bahia, incluindo impressoras rotativas, avaliadas em R$ 200 mil. O lote mais barato – composto por móveis de escritório – tem lance inicial de R$ 300.

O período para visitação dos bens será entre os dias 18 e 26 de novembro (com intervalo nos dias 20, 23 e 24). Os itens estarão à disposição para vistoria dos interessados em Salvador, Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Simões Filho.

A leiloeira Kátia Cerqueira da Silva Casaes foi a escolhida por sorteio eletrônico para comandar o certame. O leilão será do tipo maior oferta ou lance, ou seja, aquele que oferecer o valor mais alto arremata o lote.

Os interessados podem conhecer todos as regras do leilão acessando o Edital 004/2024, no site. A descrição dos Lotes e as fotos bens apregoados também estarão dispostos na página da leiloeira.

O leilão será realizado eletronicamente pelo site, a partir das 9h30. Para participar, os interessados devem realizar seus cadastros no website da leiloeira em até 48 horas antes do início do leilão. Depois de realizar a inscrição, os participantes poderão oferecer lances de forma antecipada nos lotes, dez dias antes do certame, eletronicamente, utilizando o mesmo site.

No ato de arrematação, os licitantes deverão realizar o pagamento integralmente, à vista, por transferência ou depósito bancário, conforme orientações do leiloeiro. O licitante vencedor também pagará ao leiloeiro a comissão de 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 80 ANOS OSÓRIO NERES O EX-FUNCIONÁRIO DA COELBA E PAI DE ROSEANE DO CRISTO REDENTOR

Faleceu no início da manhã desta segunda (04), por volta das 5h30, aos 80 anos, o senhor Osório Neres do Nascimento.

Seu Osório passou mal em casa com problema no coração, fato ocorrido na última quinta (31), foi socorrido por familiares e encaminhado ao Hospital Cristo Redentor. Ele precisou ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde lutou pela vida, mas infelizmente não resistiu e nos deixou.

Seu Osório trabalhou por 27 anos na Coelba, onde se aposentou, era morador antigo da Rua Beira na Beira Rio/Nova Itapetinga, onde era muito conhecido e querido.

Ele deixa a esposa: Alice

Filhos: Roseane , Nerinho ,Netinho , Fábio ,Ueliton, Keila, Manoel e Jaconias. Deixa também netos e bisnetos.

O corpo está sendo velado no Memorial Vida Plena, que fica localizado na Av. Luiz Viana filho no Morumbi, de onde sairá o cortejo nesta terça (05), com horário ainda não definido, com destino ao Cemitério Parque da Eternidade.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

Descanse em Paz, Seu Osório!

Primeira-dama e vereador eleito morrem em acidente de carro em Minas Gerais

A primeira-dama de Santa Juliana, em Minas Gerais, e um vereador eleito no município morreram em um acidente em um rodovia no interior do estado na noite de sexta-feira (1º). O acidente envolveu quatro veículos. As duas vítimas ficaram presas nas ferragens e não resistiram aos ferimentos.

 

São elas: Eleuza Borges da Silva, de 58 anos, e o policial civil e vereador eleito Vitor Borges, 39. Os passageiros de um outro carro de passeio, um semi-reboque carregado com produtos químicos e um caminhão com cebolas foram socorridos e encaminhados para atendimento médico no Hospital Regional José Alencar, em Uberaba.

O motorista do veículo carregado com cebolas contou que Eleuza tentou fazer uma ultrapassagem, retornou para a pista e bateu na frente do caminhão dele ao ver o semi-reboque no sentido contrário. A informação foi dada em depoimento para a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Após a batida, o veículo pequeno rodou na pista e bateu de frente do semi-reboque. O caminhão com cebolas tombou e o outro veículo de passeio que seguia sentido Uberaba/Nova Ponte colidiu na frente do caminhão.

Vitor foi eleito vereador em Santa Juliana pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ele deixa a esposa Ana Laura e uma filha de 2 anos. Eleuza era casada com o prefeito de Santa Juliana, Belchior Antonio da Silva.

O velório dos dois aconteceu no último sábado (2), em Santa Juliana.

RK

Conheça a rota das armas usadas na ‘Guerra do Tráfico’ na Bahia

Fuzis, metralhadoras, pistolas, coletes à prova de balas e até granadas formam um verdadeiro arsenal do crime que seria usado na chamada ‘Guerra do Tráfico’, protagonizada por facções que tentam dominar a Bahia. Segundo os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, só em 2024, as forças de segurança apreenderam mais de 3.600 armas de fogo, sendo 51 fuzis.
Esse número é 19,82% maior do que no mesmo período do ano passado.  Apesar de não haver nenhum estudo específico divulgado, a Polícia Civil estima que o tráfico de drogas seja responsável por cerca de 65% das mortes violentas no estado, seja direta ou indiretamente. Mas como esse armamento pesado chega até as organizações criminosas?

Em entrevista exclusiva, o coordenador da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/ BA – Eduardo Badaró, explicou como funciona a dinâmica das facções e alianças em busca de fortalecimento bélico para a conquista de território.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, a principal “fornecedora” de armas para o estado é o Rio de Janeiro, onde duas facções, que exercem influência no crime organizado da Bahia, atuam. A principal delas é o Comando Vermelho (CV), que, por meio de um ‘casamento’ com um antigo grupo baiano (Comando da Paz), se estabeleceu de vez na Bahia.

Outra origem conhecida pelas forças policiais é o estado de São Paulo, onde o Primeiro Comando da Capital (PCC), aliada ao Bonde do Maluco (BDM) em suas ‘altas patentes’, tem como área de atuação. ( A Tarde )

RK

Prefeita demite em massa e Santa Casa tem porta fechada

Após demissão em massa, funcionários da Santa Casa de Santo Amaro, Recôncavo Baiano, localizada no distrito de Oliveira dos campinhos, fecharam as portas da unidade com a alegação de organizar a estrutura de atendimento para que o funcionamento volte ao normal.

A decisão veio após um comunicado da Prefeitura, por intermédio do RH da Secretaria de Saúde, o qual informou que a prefeita Alessandra Gomes (PSD) faria demissões dos funcionários da gestão, entre eles médicos que atendem na unidade por intermédio de um acordo de cooperação técnica.

“Os funcionários fecharam as portas da emergência temporariamente para reorganizar a estrutura funcional da Casa após a atitude infeliz da prefeita”, disse o vereador Antônio Marques (PSD).

A decisão, portanto, não atinge a realização de cirurgias eletivas já marcadas e acordadas em um contrato com o governo do Estado.

A prefeita Alessandra Gomes não fez o sucessor no município, já que apoiou o candidato Leozinho da Usina (PT), o qual foi derrotado pelo candidato Flaviano Rohrs (União Brasil) nas últimas eleições.

É bom lembrar que o marido da atual prefeita, Ricardo Machado (PT), que também já foi gestor no município, teve as contas do mandato rejeitadas pela Câmara Municipal, o que o tornou inelegível por oito anos.

RK

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 70 ANOS O MOTORISTA JOÃO GOMES “JOÃO FAROFA” O PAI DE LATHIEL

Faleceu na tarde desta sexta (01), por volta de 16h45, aos 70 anos, o senhor João Gomes, o conhecido e querido “João Farofa” motorista aposentado.

Seu João passou mal na semana passada, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), foi socorrido e encaminhado a UPA 24h, onde de pronto foi atendido e no mesmo dia transferido para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Cristo Redentor.

João Farofa era motorista de profissão, e já trabalhou nas empresas Novo Horizonte, Rota e Águia Branca, também trabalhou dirigindo caminhão.

Ele ficou internado por vários dias, onde lutou pela vida, mas infelizmente não resistiu e nos deixou.

Seu João deixa a esposa Maria de Lurdes ¨dona Loura” e os filhos Lathiel e Wendy. |Deixa também netos.

O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 10h da manhã deste sábado, em direção ao Cemitério Parque da Eternidade na Nova Itapetinga.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

Descanse em Paz, Seu João!

SUSPEITO DE MATAR JOÃO RABELLO SE APRESENTA À POLÍCIA

Um dos suspeitos de matar o ex-ator mirim João Rebello, na cidade de Trancoso, no dia 24 outubro, se apresentou à polícia na noite de quinta-feira (31/10). Wallace Santos Oliveira, conhecido como “WL” foi ouvido e segue preso, à disposição da Justiça.

Ele se apresentou na 3ª Delegacia Territorial de Trancoso, acompanhado do advogado. Além dele, outros dois suspeitos, identificados como Felipe Souza Bruno, conhecido como “Zingue”, Anderson Nascimento Sena, conhecido como “Danda” seguem sendo procurados pela Polícia Civil (PC) e estão com mandados de prisão em aberto, expedidos no dia 30.

João Rebello dos Santos, de 45 anos, conhecido como DJ Vunje, foi morto após dois homens em uma moto se aproximarem do carro em que a vítima estava e atirarem contra ele.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE O SARGENTO REFORMADO FERNANDO ESPERIDIÃO O PAI DE HELTON ENFERMEIRO

Faleceu na tarde desta sexta (01), o  Sargento Reformado da PM-BA, Fernando Esperidião.

Ele sofreu um grave AVC (Acidente Vascular Cerebral), na semana passada, foi socorrido e encaminhado ao Hospital IBR em Vitória da Conquista, onde lutou pela vida, infelizmente não resistiu e nos deixou.

Ele prestou relevantes serviços a Polícia Militar da Bahia

Fenando Esperidião é pai do Enfermeiro Helton Cézar que divulgou uma nota:

*Agradecimento pelas Oração e Apoio*

Queridos amigos e familiares,

Hoje, com o coração pesado, venho informar que meu pai, Fernando Esperidião, não resistiu e veio a óbito na tarde de hoje. Neste momento de dor e tristeza, quero expressar minha profunda gratidão a todos vocês que estiveram ao nosso lado, enviando orações, mensagens de apoio e carinho.

As palavras de conforto e a solidariedade de cada um de vocês foram essenciais para nós durante essa fase tão difícil. A presença e o apoio demonstrados significam muito e nos ajudam a enfrentar essa perda irreparável.

Agradeço de coração por cada pensamento positivo e por estarem conosco nesse momento tão desafiador.

Com gratidão,

Heltton Cézar

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

Descanse em Paz, Esperidião!

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia