:: ‘Notícias’
SUZANA WERNER E JÚLIO CESAR TERMINAM CASAMENTO E ELA FALA EM VIOLÊNCIA PATRIMONIAL
Susana Werner, 46, confirmou neste domingo (10) que ela e o marido, o ex-goleiro da seleção brasileira Julio Cesar, 44, não estão mais juntos. Segundo a ex-modelo e atriz, o casamento terminou definitivamente há cerca de um mês.
Em desabafo publicado nas redes sociais, que ela batizou de “diário de uma futura separada”, a influenciadora contou como está encarando o fim da união de 21 anos. “Aqui não tem tempo para tristeza”, afirmou. “Eu durmo à noite mesmo. Já tem um mês que eu estou separada, um mês que estou tranquila e feliz. Não parece, mas eu estou, sim.”
O casal, que tem dois filhos (Cauet, 21, e Giulia, 18), já vinha enfrentando uma crise na relação. Em maio deste ano, eles chegaram a anunciar que estavam se separando, mas voltaram atrás dias depois. “Fomos precipitados”, disse ela à época. Agora, ela diz estar decidida e que só quer curtir a si própria.
Werner também citou violência patrimonial como um dos motivos pelos quais o casamento acabou. Segundo ela, ela recebia uma quantia mensal do marido, mas nunca o suficiente para realizar o que queria. Recentemente, ela teria se dado conta de que isso era uma forma de ele controlá-la.
“Só fui aprender após o caso da Ana Hickmann”, afirmou. “Só fui entender que fazia parte disso há pouco tempo. Provavelmente ele foi instruído a ser assim, e tudo bem. Na minha cabeça é errado. E é por isso mesmo que estou saindo fora. O amor não é tudo.”
“Não adianta você amar uma pessoa, e ela não ter orgulho de você”, continuou. “Não te apoiar nas coisas que você quer fazer, não olhar para você. Estava bem difícil já há muitos anos. Sinto muitas necessidades que não são supridas, que não posso, porque não tem como.”
CASOS DE DENGUE AUMENTAM 15,8% NESTE ANO
Os casos de dengue no Brasil aumentaram 15,8% em 2023 em relação ao ano passado, conforme dados divulgados na sexta-feira (8) pelo Ministério da Saúde. As ocorrências passaram de 1,3 milhão em 2022 para 1,6 milhão este ano. Já a taxa de letalidade ficou em 0,07% nos dois anos, somando 1.053 mortes confirmadas em 2023 e 999 no ano passado.
Os estados com maior incidência de dengue são Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.
Em relação à chikungunya, até dezembro de 2023, foram notificados 145,3 mil casos da doença no país, com taxa de incidência de 71,6 casos por 100 mil habitantes. Em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram notificados 264,3 mil casos (123,9 casos por 100 mil habitantes), a redução foi de 45%. Este ano, foram confirmados ainda 100 óbitos provocados pela doença. As maiores incidências estão em Minas Gerais, no Tocantins e Espírito Santo.
ZIKA
Já os dados de zika foram coletados pela pasta até o fim de abril de 2023. Ao todo, foram notificados 7.275 mil casos da doença, com taxa de incidência de 3,6 casos por 100 mil habitantes. Houve aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2022, quando 7.218 mil ocorrências da doença foram notificadas. Até o momento, não há registro de óbitos por zika.
O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) indicam que, em 2023, 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos).
Os números mostram ainda que depósitos de armazenamento de água elevados (caixas d’água, tambores, depósitos de alvenaria) e no nível do solo (tonel, tambor, barril, cisternas, poço, cacimba, cisterna) aparecem como segundo maior foco de procriação dos mosquitos, com 22%, enquanto depósitos de pneus e lixo têm 3,2%.
A pesquisa é realizada pela amostragem de imóveis e criadouros com água positivos para larvas de Aedes aegypti no âmbito municipal. Os estados consolidam os dados dos municípios e encaminham ao ministério.
MINA DA BRASKEM ROMPE EMBAIXO DE LAGOA DE MUNDAÚ EM MACEIÓ
Na tarde deste domingo (10), a Defesa Civil de Maceió registrou o colapso de uma mina da Braskem que estava em risco de desabamento. A mina 18 estava sob a lagoa Mundaú, e por imagens compartilhadas pela prefeitura de Maceió, é possível ver o momento em que a água começa a entrar na mina.
A área próxima á lagoa está sendo monitorada e segundo o coordenador da defesa civil na cidade, Abelardo Nobre, não há previsões de novos rompimentos sob a água: “pelo contrário, agora vai entrar em um ritmo de desaceleração. O que aconteceu já estava dentro da área de previsão.”
O coordenador também assegurou que outras partes da cidade que estão sob risco estão sendo monitoradas e até agora nenhum alarme foi soado. Ele também disse que pelas imagens do colapso na lagoa, a medição parece ter sido pequena.
Apesar de ter havido um afundamento de terra de 12,5 cm em 24 horas, esse rítmo tem desacelerado para meio centímetro por hora, mas os moradores das áreas afetadas continuarão longe até que haja estabilização. Segundo o G1, mais de 14 mil imóveis tiveram que ser evacuados dentro de cinco anos devido à tremores causados pela exploração da Braskem.
SEGUNDA (11) EM ITAPETINGA E REGIÃO VAI SER DE SOL COM AUMENTO DE NUVENS PELA MANHÃ. PANCADAS DE CHUVA À TARDE E À NOITE
A Capital Baiana da Pecuária e Região se apresentam nesta segunda (11 ), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 19º e máxima de 30º e 04mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Itororó com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 02mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 28º e 02mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 28º e 02mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 03mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 02mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 28º e 02mm de chuva.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Como diz o sábio….previsão não é precisão!
MULHER É ASSASSINADA EM VIA PÚBLICA COM VÁRIOS DISPAROS DE ARMA DE FOGO
Na madrugada deste domingo, 10, uma mulher, identificada como Brena, foi assassinada em via pública em Boa Nova, município localizado na zona rural. O crime ocorreu no distrito de Valentim.
De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, homens armados se dirigiram ao local e efetuaram disparos contra a vítima, que veio a óbito antes mesmo da chegada do socorro. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.
A Polícia Civil está investigando o crime e busca por informações que possam levar à identificação e captura dos responsáveis pelo assassinato.
Esse trágico evento chocou a comunidade local, que clama por justiça e mais segurança nas ruas. A violência urbana é uma preocupação constante, e é fundamental que as autoridades tomem medidas efetivas para combater a criminalidade e proteger os cidadãos.
Esperamos que a investigação seja conduzida de forma eficiente e que os culpados sejam levados à justiça, proporcionando um pouco de alívio e paz para a família e amigos da vítima.
É importante que a população colabore com as autoridades, repassando quaisquer informações que possam ajudar nas investigações. A segurança pública é responsabilidade de todos, e juntos podemos trabalhar para um futuro mais seguro e tranquilo.
‘RENDAM-SE AGORA’, DIZ NETANYAHU AOS TERRORISTAS DO HAMAS
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse “rendam-se agora” aos terroristas do Hamas, neste domingo (10). De acordo com ele, a guerra contra o grupo extremista palestino está perto do fim, após mais de dois meses de conflito na Faixa de Gaza.
“A guerra ainda está ativa, mas este é o começo do fim do Hamas. Digo aos terroristas do Hamas: acabou. Não morram por (Yahya) Sinwar. Rendam-se agora”, disse Netanyahu em um comunicado, mencionando o líder do Hamas na Faixa de Gaza.
Segundo Netanyahu, “nos últimos dias, dezenas de terroristas do Hamas renderam-se às forças israelenses”.
No entanto, os militares não publicaram provas, e o Hamas rejeita essas alegações.
Há quase um mês, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant, disse que o Hamas tinha “perdido o controle” de Gaza.
O grupo terrorista desencadeou o conflito com o seu ataque a Israel em 7 de outubro, que matou 1.200 pessoas e levou cerca de 240 reféns a Gaza. Israel respondeu com uma ofensiva militar.
RK
INCÊNDIO EM ACAMPAMENTO DO MST DEIXA 9 MORTOS
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte trágica, neste domingo (10), de 9 pessoas no acampamento Terra e Liberdade, localizado em Parauapebas, no Sul do Pará, durante incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica.

Segundo a assessoria do movimento, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia: “essa descarga elétrica produziu incêndio e entrou na casa das pessoas através da rede de eletricidade e da cerca que dividia o acampamento”.
Das nove vítimas, seis são acampados e três são servidores da empresa de internet. O número das vítimas, entretanto, pode aumentar.
Em nome da direção do MST, Rodrigues se solidarizou com as famílias das vítimas. O diretor anunciou que amanhã (11) haverá o enterro coletivo das vítimas.
“Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que é um momento para celebrar os avanços conquistados e refletir sobre ações concretas dos Estados para a sociedades, no sentido de garantir para todos os direitos civis, políticos, sociais e ambientais à população mundial, estamos em LUTO. Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta! Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!”, diz nota do MST do Pará.
Na tarde de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o acidente e se solidarizou com os familiares das vítimas, em nota divulgada pela Presidência da República.
RK
MILEI ASSUME E PROMETE NOVA ERA NA ARGENTINA
O novo presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, prometeu neste domingo, 10, uma “nova era” de “paz e prosperidade” com o seu governo, que recebe o que considerou “a pior herança” da história do país.
“Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, uma era de crescimento e desenvolvimento, uma era de liberdade e progresso”, disse Milei em um discurso nas escadas do Congresso, diante de seus apoiadores reunidos na praça em frente ao edifício. “Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos recebendo”, acrescentou.
MIlei alertou ainda que será necessário fazer um forte ajuste fiscal e destacou que, embora “no curto prazo a situação piore, depois veremos os frutos dos nossos esforços”.
“Não há dinheiro, não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, exclamou aos milhares de apoiadores que se reuniram na praça em frente ao Congresso, em Buenos Aires, para ouvi-lo.
RK
CALENDÁRIO DO ABONO PIS/PASEP PARA 2024 SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA; VEJA AS DATAS
O novo calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep (ano-base 2022) deverá começar em 15 de fevereiro de 2024. A proposta, apresentada pelo governo federal e encaminhada aos conselheiros do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), será votada na próxima quarta-feira (13). O conselho reúne representantes dos trabalhadores, das empresas e do governo.
O abono salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320 mas deverá subir para R$ 1.421 no ano que vem. Para ter direito, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2022 e ter recebido, no máximo, até dois salários mínimos mensais (R$ 2.640).
Ao todo, serão beneficiados 24,3 milhões de trabalhadores com direito ao abono salarial, que vão receber um total de R$ 22,6 bilhões. Destes, R$ 2,7 bilhões serão para 2.724.552 servidores públicos do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Os outros R$ 19,8 bilhões irão para 21.953.971 trabalhadores da iniciativa privada vinculados ao PIS (Programa de Integração Social).
O cronograma proposto é de 15 de fevereiro a 15 de agosto, de acordo com a data de nascimento do trabalhador ou o número de inscrição, no caso do Pasep. Os valores ficarão disponíveis até o dia 27 de dezembro de 2024.
PIS
Nascidos em janeiro – 15 de fevereiro
Nascidos em fevereiro – 15 de março
Nascidos em março – 15 de abril
Nascidos em abril – 15 de abril
Nascidos em maio – 15 de maio
Nascidos em junho – 15 de maio
Nascidos em julho – 17 de junho
Nascidos em agosto – 17 de junho
Nascidos em setembro – 15 de julho
Nascidos em outubro – 15 de julho
Nascidos em novembro – 15 de agosto
Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Pasep
Final de inscrição 0 – 15 de fevereiro
Final de inscrição 1 – 15 de março
Finais de inscrição 2 e 3 – 15 de abril
Finais de inscrição 4 e 5 – 15 de maio
Finais de inscrição 6 e 7 – 17 de junho
Final de inscrição 8 – 15 de julho
Final de inscrição 9 – 15 de agosto
RK
DATAFOLHA APONTA QUE SAÚDE É CONSIDERADA O MAIOR PROBLEMA DO PAÍS ATUALMENTE
Para 23% dos eleitores, a saúde é considerada a maior preocupação dos brasileiros entre as áreas que estão sob responsabilidade do governo federal. É o que diz o levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (8) pela Folha de S.Paulo.
A pesquisa foi feita nesta terça-feira (5), e tem margem de dois pontos para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.004 pessoas em 135 cidades.
A liderança do ranking é ocupada pela área da saúde, mas outras também foram citadas por entrevistados. Segurança pública e educação tiveram 10% das menções; corrupção registrou 8%; fome angariou 7%; desemprego 7%; economia 6%; e a gestão do governo 4%.
Também houve um empate de 2% em políticas públicas, área social, e inflação. Já o meio ambiente marcou apenas 1%.
As melhores respostas relacionadas à gestão do governo Lula foram nas áreas da educação e cultura, que tiveram 42% e 43% de respostas positivas, respectivamente. Os dois setores com as piores avaliações foram o da segurança pública, com 27%, e o do combate à corrupção, com 29%.
RK



























