O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo subiu cerca de 61,7% no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia lidera entre os estados brasileiros com o maior número de registros matrimoniais. Os resultados fazem parte das estatísticas do Registro Civil de 2018.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo foi legalizada em maio de 2011. Nos últimos meses de 2018, foram registrados cerca de 4.055 matrimônios homoafetivos, sendo 3.098 apenas no mês de dezembro. O aumento das uniões coincidiu com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente.

A gerente da pesquisa do IBGE, Klivia Brayner, fala que o aumento dos casamentos após as eleições são apenas indagações. “Existem especulações que podemos fazer, mas os nossos dados são frios”, ressalta Klivia.

Segundo o IBGE, a Bahia teve o maior aumento absoluto consecutivo entre o número de casamentos heterossexuais, chegando ao recorde histórico de 68.623 uniões. Já o casamento para pessoas do mesmo sexo de 140 chegou a 288 registros.