Arthur e Heitor, gêmeos siameses de 4 anos que moram em Riacho de Santana, a 732 km de Salvador, já estão preparados para fazer uma cirurgia de separação definitiva. Os pequenos farão o procedimento no Hospital Materno Infantil (HMI) onde já faziam tratamento antes mesmo de nascerem.
A unidade é referência em casos de siameses e eles serão supervisionados pelo médico Zacarias Calil. No último dia 20 de novembro os meninos, que são unidos pelo tórax, abdômen e bacia foram submetidos à implantação de expansores de pele. Eles têm apenas três pernas e um fígado.
O período de cicatrização dessa última cirurgia é de 30 dias. Depois, eles devem ficar pelo menos mais dois meses para ação dos expansores. Com isso, o procedimento de separação deve acontecer no início de 2014. Com o auxílio da mãe, os garotos já sabem ler e escrever algumas palavras. Apesar das limitações físicas, a mãe das crianças, a professora Eliana Ledo Rocha, de 37 anos, conta que os filhos são alegres, brincalhões e gostam de jogar no computador.