Itapetinga completou 61 anos de emancipação política hoje 12/12/13, mas não tem o que comemorar. Localizada no sudoeste baiano e conhecida em todo país como a “Capital Baiana da Pecuária”,  com uma população de aproximadamente 74 mil habitantes, a cidade não tem se encontrado e parou no tempo.

Segurança Pública: 

A polícia civil da cidade registrou em apenas 96 hs, 3 homicídios. Uma cidade considerada pacata e hospitaleira, perdeu essa fama e agora a população vive aterrorizada. Ontem mais um jovem foi executado a tiros no meio da rua Agnaldo M. de Araújo no bairro Clodoaldo Costa, ainda ontem um rapaz furtou uma Tv de 32 polegadas em uma loja no centro da cidade.

Hoje pela manhã por volta de 10:20 hs, uma loja de celular foi assaltada e um bandido armado,tocou o terror e acabou subtraindo vários aparelhos celulares. Graças a Deus não houve agressão nem mortes, pois infelizmente além de roubar os elementos ainda querem “tocar o terror”.

A Polícia Militar, tem se esforçado para transmitir segurança a nossa comunidade, mas com um contingente  reduzido onde 1 policial militar tem que fazer o trabalho de 3. A comunidade hoje tem que conviver com essa insegurança (assaltos, arrombamentos, sequestros relâmpagos, homicídios, tráfico de drogas e muita violência).

Desemprego:

Itapetinga apresenta um grave quadro de trabalhadores fora do mercado de trabalho, fato ocorrido após as demissões em massa da fabrica Vulcabrás/Azaléia.

O desemprego em Itapetinga é “Assustador”, pois muitos itapetinguenses tem deixado a cidade se deslocando para outras cidades e outros estados em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Muitos estão em situação que tem que deixar a família e partir desesperadamente para buscar o pão de cada dia.

Infelizmente ainda poderemos ter uma nova e triste notícia, pois nesse momento de crise a construção das casas do programa do governo federal (Minha Casa Minha Vida), ainda conseguiu amenizar o desastre da falta de emprego.

A construção das casas absorveu muita mão de obra e gerou muitos empregos com carteira assinada, ajudando a nossa cidade respirar um pouco. Falta apenas mais algumas casas para serem construídas e depois essa mão de obra vai ficar ociosa, diminuindo assim mais outros 200 ou 300 postos de trabalho.

Nossa equipe foi em busca de respostas, para saber se já existem fabricas acertadas para se instalarem em nosso município. Só tivemos conhecimento da instalação de uma fabrica no ramo de confecções, que vai se instalar no distrito de Bandeira do Colônia em 2014 e que vai gerar em torno de 150 postos de trabalho.

Administração Municipal: 

A prefeitura de Itapetinga não tem correspondido as expectativas da comunidade. A arrecadação do município é de 9.660.000,00 e a cidade não se desenvolve, a qualidade de vida só tem piorado e o gestor não presta conta dos valores recebidos.

A saúde do município está na U.T.I, pois falta tudo. Remédios e médicos nos postos de saúde, transporte para pessoas que precisam se tratar fora do município, o CDM não funciona e nem tem nada para oferecer para a comunidade.

As obras estão todas “pepinadas” e travadas, onde cidades de menor porte receberam as mesmas obras, já executaram e entregaram para a população.

Várias obras paradas, dentre elas a construção das Creches , a construção das Quadras Poliesportivas, a Passarela, Matinha fechada.

Escândalos nunca vistos na cidade, acabaram afetando a prefeitura do município e hoje o nosso povo passa por várias situações desconfortáveis. Foram também várias denuncias contra o contrato de 1000 pneus que seriam comprados com o dinheiro do Fundo Municipal de Saúde, Bernado Vidal, Plan e etc.

Aumento de salário para servidores públicos, que a prefeitura não concedeu, vale transporte, material de E.P.I e atrasos no pagamento.

Problemas com a empresas G5 e Sercon, onde os donos da empresa chamaram o prefeito até de caloteiro.

O prefeito José Carlos Moura tem dezenas de processos na justiça e até o fim do ano ele pode ser cassado.

Será que Nosso Povo merece tanto descaso?

Por Eliomar Barreira