O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), avaliou nesta segunda-feira (16), que tem motivos para comemorar o primeiro ano de gestão. “Todos os planos deram certo, mas não há milagres, há trabalho. Estamos fazendo investimentos, e nós vamos encerrar no azul. Hoje temos recursos para garantir o volume de obras planejadas”, comemorou em conversa com o apresentador Mário Kértesz.

Ainda em conversa, o demista revelou um dos problemas que mais rendeu dor de cabeça. “Nossa maior dor de cabeça foi a chuva. Às vezes nem dormia. Algumas questões de trânsito foram testadas pela prefeitura e não deram certo, mas é assim mesmo. O importante é tentar, é trabalhar”, acredita.

Neto comentou ainda sobre a gestão do secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo, alvo de diversas críticas, por conta de denúncias que envolviam seu nome em São Paulo, quando ele era secretário de Finanças. “Eu conversei com Haddad e ele me disse que o nome de Mauro Ricardo não aparece em nada. Conseguimos melhorar a receita do município já nesse ano, e isso é frutos da Sefaz. Nós vamos encerrar o ano tendo com uma arrecadação maior do que previsto. Enfrentamos o lado da despesa pública, revisei contratos, renegociei. Esse conjunto de ações foi liderado por Mauro. Deixou muita gente insatisfeita. Alguns empresário quiseram bater no secretário”, conta.

O prefeito deu um péssima notícia para alguns baianos. Ele disse que não deve decretar feriado nos seis dias de jogos da Copa do Mundo de 2014. “Não é razoável parar a cidade por um mês por conta da Copa do Mundo. A cidade não tinha um calendário organizado e tinha problemas no trânsito, como o buraco na BR-324. Se não tivesse feito na Copa das Confederações, a cidade teria parado”, detalha.

Ele acrescentou ainda que o calendário das escolas também foi mudado: “o ano letivo vai começar mais cedo com férias curtas em janeiro e mais longas no meio do ano para compensar. Com isso, teremos férias escolares na rede pública e privada durante os jogos. Isso representa uma diminuição de 25% nos números de carros na rua. É um alívio importante”, diz e destaca que pretende definir um turno diferenciado para os servidores públicos nos dias de jogos em Salvador. “Por exemplo, se tiver jogo às 15h, os servidores vão trabalhar das 8h às 12h. Isso evita que a gente tenha problema de saída coletiva”.

Já sobre as eleições de 2014, Neto reafirmou que não vai ser candidato a governador, e que ele vai participar como membro do Democratas. Além disso, ele garantiu que a prefeitura de Salvador não vai participar em nada do processo eleitoral.

Neto também comentou sobre a oposição baiana nas eleições do próximo ano. “Eu tenho certeza que a oposição vai se unir. Sete ou oito partidos. Quem apostar em racha no DEM, PMDB, PSDB, o PV também está nessa, vai perder dinheiro. Souto e Geddel se destacam, mas isso não quer dizer que necessariamente serão eles”, disse e salientou que em janeiro as conversas serão intensificadas.