Se você está na rede social já há alguns anos, é provável que sua lista de amigos tenha saído do controle

BBC

Talvez você conheça mais detalhes sobre um ex-colega de escola do que no tempo em que estudavam juntos. Parece-lhe estranho olhar para fotos dele embora vocês não se falem há dez anos. E você ainda se sente incomodado pelos comentários dele sobre política. Você não está sozinho: este é o candidato perfeito para ser removido da sua lista de amigos.

Getty Images

Estudos mostram que os mais excluídos nas listas de amigos do Facebook são os conhecidos do ensino médio

Dois estudos da Universidade de Denver, no Colorado (EUA), jogam uma nova luz sobre o tipo de amigo que é excluído do Facebook e as reações emocionais à esta situação. Os principais tipos de pessoas que são excluídas são: colegas do ensino médio, amigos do amigo, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns. Os estudos mostram que o “líder” em exclusão são os conhecidos do ensino médio.

“A forma mais comum de excluir um ex-colega do ensino médio é porque geralmente elas postam comentários sobre assuntos polêmicos, como religião ou política”, diz o autor, Christopher Sibona, do programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Universidade de Denver. “Outro grande motivo para exclusão de amigos é quando estes publicam coisas pouco interessantes”, disse ele.

– CONFIRA OUTROS CHATOS DO FACEBOOK NA GALERIA ABAIXO:

 O rei das correntes adora compartilhar mensagens de autoajuda.
O jogador viciado não para de disparar solicitações para você jogar com ele.
  O lavador de ‘roupa suja’ costuma postar indiretas todos os dias.
O ‘sem assunto’ trata a rede social como um diário: ‘acordei’, ‘tomar um banho’, ‘vou dormir’.
 O ‘queima filme’ (dos amigos) marca a galera nas fotos mais inapropriadas possíveis
 O torcedor fanático só sabe falar das derrotas do time alheio — às vezes mais que das conquistas do próprio time
O ‘dois em um’: perfil de casal torna impossível saber quem está postando e de quem são as ideias expressas ali.
 O ‘gerador de curiosidade’ capricha nas mensagem pouco esclarecedoras e às vezes preocupantes, do tipo ‘aliviado’, ‘preocupado’, ‘dia triste…’ .
O ‘viajado’ parece curtir mais a postagem das fotos do que as experiências em si.
O ‘glutão com filtro’ capricha nas imagens de comida, devidamente passadas pelo Instagram.
Por fim, o ‘anti Facebook’ adora reclamar de tudo e todos, mas continua na  rede.

Sibona analisou o fenômeno da exclusão de amigos, que em inglês tem uma palavra só mais contundente: “unfriend” (algo como “desamigar”, em um neologismo). “Vimos que as pessoas muitas vezes excluem colegas de trabalho devido a suas ações no mundo real e não pelo que eles postam no Facebook”, diz Sibona. Ambos os estudos são baseados em uma pesquisa com 1.077 pessoas e foram apresentados durante uma conferência no Havaí.

Reação

Além de analisar os perfis mais prováveis a serem excluídos, Sibona investigou as reações dos eliminados e encontrou uma gama de emoções ligadas a esta situação, que vai de raiva ao riso. As reações mais comuns foram “fiquei surpreso”, “isso me incomodou”, “ri” e “fiquei triste”. O que determina a reação é, claro, o quão próximo você é deste amigo que te excluiu, diz Sibona. “Você pode ficar triste ou preocupado se o seu melhor amigo te excluir”.

“O custo de manter amizades é muito baixo, por isso, se alguém faz um esforço consciente para apertar um botão para se livrar de mim, isso pode machucar”, diz o pesquisador. O estudo descobriu que existem dois fatores que fazem um usuário se sentir mal: se o eliminado for um amigo próximo daquele que o eliminou e até que ponto a pessoa deletada observava o perfil do agora “ex-amigo”. A pesquisa revelou que a exclusão ocorre com mais frequência entre amigos que alguma vez foram próximos do que entre aqueles que são apenas conhecidos.

Como superar a eliminação?

“Ser excluído no Facebook é como ser expulso de um campo para gordos por ser muito gordo. E feio. Feio e gordo”, brinca o site de tecnologia Gizmodo, que dá algumas dicas para superar a exclusão:

– Ser deletado é saudável. É uma coisa normal, perfeitamente racional que as pessoas fazem no Facebook o tempo todo. É emocionalmente impossível que uma pessoa tenha centenas de amigos ao mesmo tempo.

– Deixe o episódio passar mas, se um dia vocês se encontrarem pessoalmente, olhe-o com uma expressão “eu sei o que você fez”. Será um momento de pânico e culpa recíproco.

– Coloque-os em evidência. Esta é a parte divertida. Se você realmente não se importa com o que essas pessoas pensam de você, exponha-as publicamente como o que realmente são: tolas cruéis. Elas entrarão em choque e pedirão desculpas. Lembre-se: não há nada de errado com um pouco de vingança online.