• Arrume uma maneira de responder a uma pergunta do seu chefe sem contar mentiras

    Arrume uma maneira de responder a uma pergunta do seu chefe sem contar mentiras

Se você nunca teve que enfrentar uma saia justa por conta de uma pergunta vinda do seu chefe, espere mais um pouco, é uma questão de tempo. Questões inesperadas, às vezes constrangedoras, são mais comuns do que deveriam e podem provocar situações incômodas no trabalho –especialmente se quem as faz é o seu superior hierárquico.

Diante de uma pergunta embaraçosa, feita à queima-roupa, a tentação de mentir é grande: um estudo publicado em 2012, na revista científica Psychological Science, revela que, sob pressão, as pessoas mentem mais. “Quando a situação exige uma resposta rápida, instintivamente, as pessoas tendem a se proteger, ainda que, para isso, abram mão da postura ética e mintam”, diz o psicólogo Shaul Shalvi, da Universidade de Amsterdam, em sua pesquisa.

Porém, esse é, sem dúvida alguma, o pior desfecho para o episódio, segundo afirmam os especialistas em gestão de recursos humanos e comunicação no ambiente de trabalho. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a verdade aparece. “É mais complicado ainda se o gestor for surpreendido por uma informação que ele já deveria ter”, diz o psicólogo Rafael Chiuzi, especialista em psicologia do trabalho e coordenador do curso de Gestão de RH da Universidade Metodista de São Paulo.

Mas é claro que a verdade precisa ser dita com bom senso. “Sempre que possível, seja objetivo na resposta, apresentando dados e fatos em vez de opiniões ou julgamentos pessoais”, diz a jornalista Karen Gimenez, especialista em comunicação empresarial da CCS Consultoria – Coaching, Comunicação e Sustentabilidade.

A seguir, confira algumas orientações que poderão ajudá-lo a responder às perguntas incômodas do seu superior. Assim, se for pego de surpresa por ele, você saberá sair da situação numa boa, sem arranhar sua imagem com o chefe ou com o restante da equipe.

Escape de saias justas no trabalho, como dizer ‘não’ para uma ‘vaquinha’11 fotos

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CHEFE QUE PEDE QUE VOCÊ FISCALIZE UM COLEGA: “A primeira coisa a fazer é perguntar o motivo do pedido do chefe. Afinal, pedir a um colega para fiscalizar o outro não é ético. O correto é declarar-se moralmente impedido de executar esta solicitação. Obviamente, não se deve comentar sobre o assunto com outras pessoas”, aconselha Maria Aparecida de Araújo, consultora de comportamento profissional, etiqueta social, cerimonial e protocolo Stefan/UOL

Se a pergunta for…

1. Sobre a competência de um colega: a relações-públicas Cristina Camargo, professora da escola de negócios BSP (Business School São Paulo), aconselha a responder apenas se o trabalho do colega tiver vínculo direto com o seu. Nesse caso, mencione as qualidades e, caso haja algum aspecto da atuação do colega que esteja atrapalhando o seu próprio desempenho, comente que existem alguns pontos nos quais ele poderia se desenvolver mais. “Se não houver interação, diga simplesmente que não tem elementos para avaliá-lo”, diz a professora.

2. Sobre um assunto do qual você nunca ouviu falar: é mais seguro dizer a verdade do que fazer um comentário inapropriado sobre o que não sabe. Mas evite se expor, conforme aconselha o psicólogo e professor Rafael Chiuzi: “Em vez de dizer que não sabe nada sobre o assunto, diga que não conhece o tema em profundidade, mas que está interessado em aprender. Você pode sugerir, ainda, que voltem a conversar novamente sobre o assunto, depois que se informar melhor”.

3. Sobre a sua disponibilidade para trabalhar até mais tarde quando tem um compromisso inadiável (seu aniversário, por exemplo): mesmo que o seu motivo para dizer “não” seja justo, é bom saber que uma recusa pura e simples poderá ser vista como falta de comprometimento. Assim, é importante não apenas se justificar –sem entrar em muitos detalhes–, mas, principalmente, sugerir outra data ou horário para resolverem o que está pendente. “Diga que tem um compromisso envolvendo outras pessoas e busque uma alternativa para atender à demanda de trabalho. Negocie, seu chefe dificilmente se mostrará resistente se você souber expor os fatos”, diz Cristina.

Dez atitudes corriqueiras podem fazer você perder o emprego rapidinho11 fotos

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COMPORTAMENTO INADEQUADO: os mais variados comportamentos inadequados são prejudiciais à carreira, desde a maneira de se vestir ao jeito de conversar ou atender ao telefone. Exemplos: falar em tom muito alto, usar palavrões, fazer piadas preconceituosas, falta de higiene e desleixo pessoal Leia mais Paola Saliby/UOL

 

4. Sobre a pontualidade de um colega: “Esse é o tipo de pergunta que demonstra falhas na gestão da empresa”, afirma Karen Gimenez. Para quem responde, o risco é cometer uma injustiça contra o colega que pode, eventualmente, ter enfrentado algum problema para chegar no horário, em um determinado dia da semana. E, na dúvida, o melhor é desconversar. “Responda que pode dizer ao certo a hora em que você foi procurado pelo colega para falar sobre alguma questão de trabalho, mas que não tem como saber a hora em que a pessoa chegou à empresa”, sugere Cristina.

5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser exposto nem interferir na rotina do trabalho.

6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por isso, merece ser bem remunerado. “Se você sabe que a empresa tem uma política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu salário”, afirma Chiuzi.

Evite os dez maiores erros ao pedir um aumento11 fotos

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Se você anda com a ideia fixa de que precisa (e merece) um aumento, é preciso avaliar uma série de questões antes de conversar com o chefe. “Verifique se o seu salário está realmente abaixo da média para o seu cargo ou função”, diz o coach José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). Avalie também os benefícios, como remunerações anuais e bônus, planos de seguro saúde e previdência, entre outros. “Se você receber mais do que a média do mercado e suas realizações forem consistentes, pode ser o caso de pleitear uma promoção, e não um aumento”, diz o coach Persio Cordeiro, diretor do JobCoach. Se chegar à conclusão que você deve mesmo pedir um salário maior, agende uma reunião com o chefe, avisando-o que pretende falar sobre salário. Assim, ele também terá a chance de se preparar para a conversa. Antes disso, veja, a seguir, como não cometer os dez maiores erros ao pedir um aumento. Por Rita Trevisan e Thaís Macena, do UOL, em São Paulo Didi Cunha/UOL

7. Sobre a sua empresa anterior: você pode citar alguns exemplos de experiências vividas no antigo emprego, até mesmo para justificar algumas das decisões que está tomando hoje. Porém, não se sinta obrigado a dar informações sigilosas, ainda mais se as empresas forem concorrentes. E acredite: insistir nessa postura ética não o fará perder pontos. Ao contrário, ela demonstrará ao seu gestor que você é uma pessoa de confiança que, no futuro, também não passará adiante os dados estratégicos da companhia atual. “Com delicadeza, diga apenas que não se sente à vontade para fazer comentários sobre o seu antigo emprego”, diz Cristina. Para bom entendedor, isso bastará para evitar futuras especulações.