Por falta de atendimento médico, mulher chora ao dar entrevista ao Tribuna de Itapetinga
No final da tarde desta terça-feira (20), recebemos uma ligação de uma mãe desesperada que há tempos vem tentando marcar uma consulta médica para seu filho através da rede pública do município e ainda não conseguiu. Com medo de represália, a vítima do descaso administrativo, solicitou da nossa reportagem que não divulgássemos seu nome, pois alguns de seus familiares trabalham para a prefeitura.
Além disso, a mesma recentemente alertou procurar a imprensa para divulgar o episodio e foi ameaçada dentro de um órgão publico. Com o desejo de nossa reportagem ter mais respaldo sobre o fato ocorrido, solicitamos da vitima do descaso, que fizesse uma gravação sem precisar se identificar. Nosso pedido foi atendido e a dona de casa indignada mal conseguia falar e o pouco que falou mostra o retrato da saúde pública em Itapetinga.
Segundo ela, seu filho está em tratamento e já faz uma semana que ela corre aos PSFs das Vilas tentando marcar uma consulta e não consegue. O motivo apresentado é que a Sra ML reside em uma área que ainda não possui nenhum agente de Saúde para fazer acompanhamento de mais de 100 famílias que também reside na localidade conhecida como Clerolândia. Ainda segundo informações passadas por familiares da vítima, ela já foi encaminhada ao Conjunto (Guilherme Dias), CDM, Prefeitura Municipal e nenhum desses órgãos lhe apresentam uma posição satisfatória.
Quase todos os serviços de exames são privatizados e terceirizados
Quase todos os serviços de exames são privatizados e terceirizados, drenando todo ano uma parcela significativa de dinheiro público para os empresários privados e, nem por isso o serviço melhorou. Como já disse aqui num post anterior, a saúde da cidade continua enriquecendo muita gente e elegendo também muita gente. Apenas a população perde. O problema é que perde calada e conformada, pois apesar deste descaso, eles se elegem e reelegem com facilidade.
Minha Opinião
A respeito deste caso, quero deixar aqui a minha opinião. Recentemente o Tribuna de Itapetinga publicou uma matéria onde o prefeito municipal José Carlos Moura (PT) assegurava resolver o problema da saúde pública no município em uma semana. Já se passaram quase três meses e a sociedade ainda convive com o mesmo drama. Quero fazer uma pergunta direta aos governantes, ao prefeito, a secretária de Saúde e vereadores “bajuladores”. Quando é que vocês vão tomar vergonha na cara e lutar pelo povo? A nossa saúde é uma vergonha, faltam medicamentos nos PSFs e isso é uma tremenda falta de respeito. O CDM, que é responsável pelas marcações, enrola meses para responder um paciente. Itapetinga está uma pouca vergonha! Essas pessoas que estão no poder precisam sair da zona de conforto, ouvir e atender as necessidades básicas da nossa população.
Por Cesar Soares/ Papo Reto



























