O pré-candidato ao governo do estado Paulo Souto (DEM) afirmou que o resultado da pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (27) reflete o sentimento “de mudança da população baiana”. Já o coordenador da campanha do pré-candidato Rui Costa do PT, Carlos Martins, pensa diferente: respeitamos a pesquisa Ibope. Mas não estamos preocupados com o resultado. Em junho de 2006, o mesmo instituto apontava uma vantagem maior para Paulo Souto – 51%. E ele perdeu a eleição para Jaques Wagner no primeiro turno.

De acordo com o Paulo Souto, a chapa da oposição formada por ele, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), está em sintonia com este cenário. “O resultado desta pesquisa, a tendência é de crescer o engajamento e adesão das lideranças políticas de todo o estado”, comentou.

Para Carlos Martins, a tendência é de que haja um crescimento de Rui nas próximas semanas. “Chegaremos ainda mais fortes na Convenção. Nossa militância começa a se movimentar e o Paulo Souto já chegou ao pico e tem tendência de queda. É um candidato que sempre começa bem e vai cansando aos poucos até despencar”, alfinetou.

No levantamento o demista aparece com 42% das intensões de votos, enquanto Lídice da Mata (PSB) teve 11% e o petista ficou com 9%. Martins revela que orientou o jurídico do PT a solicitar a metodologia da pesquisa para que seja feita uma análise. “Estamos a 120 dias das eleições, a pesquisa apenas reflete um momento”, opinou.

Será interessante acompanhar as declarações dos envolvidos diretamente com o processo eleitoral nos novos levantamentos. Se houver mudanças os discursos vão acompanhar como sempre acontece e as comemorações e apontamento de tendências permanecerão até que sejam computados os votos em 5 de outubro.