As cenas parecem de uma peça de teatro, mas ocorrem no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (3). Como atores principais, os deputados da oposição. Eles encenam o enterro da democracia, com direito a buquê de rosas sob o caixão do Legislativo. O ato é em protesto à última sessão, que elegeu o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com os oposicionistas, a votação que elegeu Zezéu Ribeiro é considerada uma vergonha para o Poder Legislativo da Bahia, devido a submissão de deputados da base para que fizessem a vontade do governador Jaques Wagner. Os governistas teriam sido obrigados a fotografarem o voto como garantia. O ato causou confusão no plenário, na última terça-feira, quando os parlamentares brigaram entre si.

Porém, o ato não foi considerado apropriado pelo presidente da Alba, Marcelo Nilo (PDT), que criticou a ação. Chamando nominalmente cada parlamentar da oposição, o pedetista fez um apelo para que deixem este tipo de protesto. “Esta é a casa do povo e não um lugar para morto. Este é um desrespeito com nós mesmos. Estou decepcionado com vocês com quem tenho boas relações”, criticou. Os parlamentares riram e continuaram a encenação.