espanhaholanda

Na tarde desta sexta-feira (13), a Holanda aplicou uma sonora goleada de 5 a 1 sobre a Espanha em partida válida pelo Grupo B da Copa do Mundo. A seleção espanhola abriu o placar ainda na primeira etapa, mas sofreu a virada dos holandeses que fizeram uma bela festa durante todo o dia na capital baiana.

Os primeiros 45 minutos de jogo foram equilibrados. A Espanha parecia melhor em campo e abriu o placar com um pênalti convertido por Xabi Alonso. No entanto, ainda no final do primeiro tempo, Van Persie empatou de cabeça para os holandeses.A segunda etapa foi de domínio total da Holanda. Logo no início, Robben virou para a Laranja Mecânica. Desesperado, o time de Del Bosque se expôs e sofreu mais três gols. Com 5 a 1 no placar, o time holandês colocou os espanhós na “roda” e administrou o final do jogo.O jogo

O primeiro lance de perigo da paritda foi da Holanda. Aos 7 minutos de confronto, o meia atacante Sneijder recebeu a bola de frente com Cassilas e bateu para grande defesa do arqueiro espanhol. O time de Vicente del Bosque deu a resposta com um chute de Iniesta por cima da meta holandesa.

O selecionado espanhol seguiu dominando a partida com boa troca de passes e em um contra ataque aos 25 minutos do primeiro tempo o atacante Diego Costa foi derrubado na grande área. O juiz assinalou pênalti e Xabi Alonso converteu a cobrança colocando 1 a 0 no placar da Arena Fonte Nova.

Com o gol sofrido o time holandês partiu para o ataque, mas ficou exposto para os contragolpes espanhóis. Em uma destas investidas, o atacante Van Persie quase empata a partida após um belo cruzamento de Robben.

Aos 42 minutos do primeiro tempo David Silva perdeu a chance de ampliar jogo para a Espanha. O meia recebeu um grande passe de Iniesta e tentou encobrir o goleiro holandês que praticou boa defesa.

Em seguida veio o castigo. Após um lançamento longo quase do meio de campo, a bola chegou na entrada da área para Van Persie. O atacante holandês demonstrou muita categoria e de cabeça empatou a partida em 1 a 1 no final dos primeiros noventa minutos.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa a Holanda virou o jogo. A bola sobrou na área para o atacante Robben que não perdoou. O jogador driblou a defesa e bateu sem chance de defesa para Casillas colocando 2 a 1 no placar.

Com o gol marcado a Holanda tomou conta do jogo e aos 14 minutos da etapa final quase amplia o placar. Após boa troca de passes a bola sobrou para Van Persie. O atacante mandou uma bomba que explodiu no travessão do goleiro da Espanha.

O desespero espanhol e o domínio holandês se traduziu em mais um gol dos “laranja mecânica”. Aos 20 da etapa final, o zagueiro de Vrij marcou o terceiro tento da Holanda após cruzamento de Sneijder. No lance houve falta no goleiro Cassilas, mas o juiz não marcou.

O jogo seguiu aberto com chances para as duas seleções. A Espanha chegou a marcar com Silva, mas o gol foi anulado por conta de um impedimento. A resposta veio em seguida, quando a Holanda quase marca o quarto gol com Van Persie, mas Casillas praticou grande defesa.

O que parecia improvável aconteceu aos 30 da etapa final. A bola sobrou para Casillas, o goleiro dominou mal, a bola sobrou para Van Persie. O atacante não perdoou e marcou o quarto gol da Holanda colocando 4 a 1 no placar.

Aos 36, a Holanda marcou mais um. Em um contragolpe, Robben arrancou com velocidade de antes do meio de campo, driblou Casillas e marcou o quinto gol holandês dando números finais ao jogo. No final da partida, a Laranja Mecânica administrou o placar elástico e o confronto acabou em 5 a 1.

Ficha Técnica
Copa do Mundo 2014
Espanha 1×5 Holanda

Data: 13 de junho de 2014
Horário: 16h
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)
Gols: Xabi Alonso (ESP) / Van Persie (2x), Robben (2x) e de Vrij (HOL)

Espanha: Casillas; Azpilicueta, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi; Iniesta, David Silva (Fábregas),  Diego Costa (Fernando Torres). Téc. Vicente del Bosque

Holanda: Cillessen;  Vlaar, de Vrij, Martins Indi; Janmaat, de Jong, de Guzmán (Wiljnadum), Sneijder, Blind; Robben e van Persie (Lens). Téc. Louis van Gaal