Foto: Ronny Bico - Colaboração para o Blog do Rodrigo Ferraz

Foto: Ronny Bico – Colaboração para o Blog do Rodrigo Ferraz

Por causa da estiagem e da irrigação a situação da barragem de Água Fria II que abastece Vitória da Conquista é preocupante. Houve uma redução no volume armazenado. A capacidade total é de 6 milhões e 500 mil metros cúbicos e hoje opera com metade dessa vazão. Toda essa extensão de terra deveria estar coberta por água, o limite são as pedras brancas, mas está abaixo do nível máximo mais de 4 metros. Ano passado a cidade enfrentou 7 meses de racionamento, e se não chover, é possível que volte a racionar.

Segundo o gerente da embasa em Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, em entrevista concedida para a TV Aratu, nos bairros que ficam afastados do centro o ideal seria que os moradores possuíssem algum tipo de reservatório, pois quando o sistema de bombeamento é desligado a água não consegue chegar até as casas. E esse sistema é desligado todas as noites.

Quanto a adutora do Catolé, o sistema já está operando desde fevereiro. Ela opera durante 6 a 7 meses do ano. Está servindo para compensar o déficit diário de 8 mil metros quadrados dos anos de 2012 e 2013.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz