sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

RH-ENGENHARIA alto-astral-noivas-blog-tarugao
CDI
cafe-da-gente
contac-contabilidade
ramos-pneus
transportte-escolar

Itapetinga: Depois procurar a Ação Social durante vários anos sem sucesso e ser despejado casal com cinco filhos invade casa no Residencial José Ivo

familia

As últimas unidades liberadas do Residencial José Ivo foram entregues no mês de julho, e ainda hoje algumas casas permanecem vazias. Essa situação levou Liliane Amaral Cruz a tomar uma atitude extrema ao invadir, na noite da última quarta-feira (13) uma residência no bairro.

Com cinco filhos, sendo um bebê, Liliane morava de aluguel com seus filhos e esposo, mas foram despejados por estarem impossibilitados de pagarem o aluguel do imóvel, sem ter para onde ir e no meio da noite, não acharam outra alternativa senão invadir a casa.

Em conversa com o Tribuna, ela disse que já tinha feito duas  inscrições no projeto habitacional, mas até então não foi beneficiada, pelo fato de muitas casas estarem vazias, ela decidiu entrar em uma delas. “Eu precisava de um lugar para colocar meus filhos, e daqui não saio, nem que venha a polícia. Tem muita gente que pegou casa aqui, tem casa alugada na cidade, eu sei quem é. Eu preciso da casa, então invadi”, disse a mulher.

Liliane afirma que está empregada e aceita uma negociação, já que as unidades habitacionais são destinadas a famílias de baixa renda, com parcelas que giram em torno de R$ 50 reais.

“Se eles me procurarem para negociar, eu assumo e pago a casa. Eu pagava aluguel. Não quero de graça, só quero ter direito de ter um teto”, alega ela.

Outro lado –Procurado pela reportagem, a  Assistente Social do município, não foi encontrada, mas obtivemos uma informação que a unidade habitacional passou a ser patrimônio público Federal a partir da assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal. Isto porque a unidade habitacional faz parte do programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal.

“A família que invade a casa comete uma irregularidade, e deverá ficar impossibilitada de participar de qualquer projeto habitacional da Caixa Econômica Federal. E a Caixa deve fazer uma investigação para saber quem errou”, se foi de fato a família que alega injustiça ou a secretária de Desenvolvimento Social que vem sendo acusada pela população de fraude na distribuição das casas.

Nestes casos de residências fechadas, a assistente social deveria formular um relatório e enviá-lo  à Caixa, relatando casos de pessoas que obtiveram o beneficio, mas não ocuparam as casas, ou ainda alugaram. “As providências como retirada do beneficio, ou destrato, só podem ser tomadas pela Caixa Econômica Federal”, o que não vem acontecendo em Itapetinga.

Vários casos iguais a esses foram registrados, e o critério utilizado pela instituição que financiou as unidades deve ser o de encaminhar o imóvel às famílias que estiverem na lista de beneficiários. Sobre o caso de Leileiane, cabe à Caixa avaliar e tomar as decisões.

Realidade

Para a invasora a “prova” de que os donos não precisam das residências é não terem se mudado logo que ganharam o direito de morar no José Ivo. Outra queixa feita por diversas famílias é sobre a falta de fiscalização, muitas pessoas sem aparentes necessidades estão ocupando o espaço de quem realmente precisa. Famílias ainda queixam-se de seus nomes terem saídos na lista como aprovadas, mas de última hora foram cortadas pela assistente social. Na porta da Secretaria muitas destas famílias vão diariamente reclama, mas não são atendidas.

Fonte: Tribuna de Itapetinga

3 respostas para “Itapetinga: Depois procurar a Ação Social durante vários anos sem sucesso e ser despejado casal com cinco filhos invade casa no Residencial José Ivo”

  • joao13257745 says:

    Vixi!!! Tem um monte de gente que precisa nesta situação e pessoas se aproveitando dos parentes que tem na prefeitura e tem casas pra se beneficiar irregularmente.

  • anonimo says:

    COM CERTEZA SÓ UM PAI E UMA MÃE EM ATO DE DESESPERO PRA TOMAR UMA DECISÃO DESSA. COMO ESSA FAMÍLIA Ñ TEM CONDIÇÕES FINANCEIRA DE CONTINUAR A PAGAR ALUGUEL, CABE A ASSISTENTE SOCIAL LEGALIZAR A ENTREGA DA CASA A ESTA FAMÍLIA, POIS A MESMA COMO RELATA TEM CONDIÇÕES APENAS EM PAGAR A QUANTIA COBRADA POR ELA. VAMOS PENSAR NESTAS CRIANÇAS MERECEDORAS DE UMA VIDA DIGNA, COM MORADIA TBM DIGNA … DESSA FORMA ESTARÃO CORRIGINDO O ERRO EM CEDER MORADIAS AS PESSOAS Q JÁ POSSUI OUTRO IMÓVEIS E ESTÃO TIRANDO O DIREITO DE DESTAS E DE OUTRAS FAMÍLIA Q REALMENTE PRECISAM.

  • anonimo says:

    oi tarugao eu conheço muitas pessoas q ganharam as casa mas n vao morar um sobrilha de vereador q ganhou e falou q nao ia mora la pq so mora favelado e outras q comprar moveis e cologaram na casa mas so vai la ligar a luz de noite pra disser q tem pessoas morando outras q venderam por um valor pequeno e justo isso eu mim escrevir meu nome nunca veio tenho uma amiga o nome dela ja veio 3 veses mas quando ela vai n he ela começe a investigar pq eu vou ser a primeira a começar ira traz da emprnça fora de itapetinga pra olhar isto

Deixe seu comentário

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia