,

Quase 30 policiais militares já foram assassinados somente este ano na Bahia. E foi essa lamentável estatística que motivou um protesto na manhã desta quarta-feira (17), no centro de Itabuna. O movimento, que reuniu policiais civis, militares e federais, percorreu a avenida Cinquentenário.

“Eu repudio a morte de policiais”. Este foi o emblema da camiseta preta que os manifestantes usavam. Na frente da camisa, um escudo semelhante ao de Superman, numa alusão ao super-herói. Afinal, para exercer essa profissão no Brasil, só mesmo tendo “super-poderes”.

A morte de soldados ou agentes civis tem gerado uma série de discussões. Mas nenhuma vai adiante. Segundo os organizadores do evento, nada tem sido feito para, pelo menos, reduzir, o índice de violência contra a categoria.

A maioria morre como herói. No entanto, a Justiça está longe de ser feita. Inversão de valores. Esta foi a palavra encontrada pelos organizadores para descrever o que têm ocorrido com os policiais no país. “Quando criminosos morrem, são feitos inúmeros protestos. Mas quando é um policial, as pessoas não se importam”, disse um dos participantes.

A vereadora soldada Valéria Moraes participou do protesto.