A chuva continua castigando o sul da Bahia e Itabuna está praticamente debaixo d’água. Em muitos locais, as ruas estão intransitáveis. E isto não é “privilégio” só dos bairros, não. O centro da cidade está tomado pela água. Na avenida Ilhéus, uma lagoa se formou. Assim, como na Cinquentenário e o prejuízo já pode ser sentido pelos comerciantes. Logo esta semana, que as lojas estão ficando abertas até 22 horas.

No bairro Santa Inês, os moradores estão penando com a enxurrada, que tem provocado inúmeras inundações. No São Roque, o canal Água Branca transbordou e desde ontem a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social resgatam as famílias desabrigadas. Os bairros Nova Itabuna e Lomanto também foram assolados pelo aguaceiro.

O município vive um caos. Muita gente teve suas casas invadidas pela água e contabilizam os estragos causados pelas chuvas. Nesta quinta (18), o governador Jacques Wagner decretou situação de emergência em 16 municípios, entre os quais Itapé, Itajuípe e Ibirapitanga. Itabuna não foi incluída, por enquanto, nesta relação.

Mais prejuízos

Moradores do Condomínio Pedro Fontes I também foram surpreendidos pela enxurrada. Muitos blocos ficaram alagados. No Pontalzinho, os veículos tiveram que entrar na contramão para não ficarem “encalhados” no rio em que foi transformado o local.

Na vizinha Ilhéus, a situação é igualmente crítica. Um carro chegou a ser arrastado pela correnteza que se formou no meio da rua, próximo à Unopar. O aeroporto Jorge Amado suspendeu os voos nesta sexta-feira (19). Dos oito previstos para esta tarde, apenas um pousou e decolou – o da Avianca.