Nos próximos dias 26 e 27 , das 8h à  00h23min , estará acontecendo a eleição para escolha da nova diretoria do maior Sindicato da região, o Sindicato de Verdade, que representa os trabalhadores da Vulcabras|azaleia.AZALEIA

Na disputa, duas chapas: a 1 e a 2, que durante todo este mês fizeram carga na porta da fábrica em Itapetinga e alguns pontos da região, em busca do apoio dos funcionários da empresa que já teve o maior número de empregos da região Sudoeste – mais de 20 mil , e que agora deve estar na casa de pelo menos 5 mil trabalhadores.

Chapa 2

Representando a Chapa 2 está o assistente de depósito de máquinas e também sindicalista Cláudio Paiva, que mesmo fazendo parte da atual diretoria do Sindicato, resolveu  investir em candidatura própria depois de não concordar, segundo ele, com a maneira como os atuais diretores tocavam o Sindicato.

Ao falar para a reportagem de Dimensão, Cláudio Paiva resumiu a proposta de trabalho de sua chapa dizendo que “o trabalhador precisa ser defendido por quem realmente o representa e não por um sindicato pelego, que só diz sim ao patrão”. E completou:  “um  sindicato cumpre uma função importante na vida do trabalhador em qualquer empresa. Ele é uma  organização que busca a melhoria do ambiente e das condições de trabalho, atua na luta pela garantia de salários dignos, na qualificação profissional, defende e exige o cumprimento dos direitos trabalhistas individuais e coletivos. Um Sindicato de Verdade está no dia-a-dia acompanhando e respondendo as demandas dos operários. Em Itapetinga, desde quando foi instalada a Azaléia, os trabalhadores entenderam a importância da organização sindical. Nesse momento de crise e dificuldades por que passa a economia local, sendo a Vulcabras|azaleia a empresa com maior número de postos de trabalho, é nela que se verifica o maior impacto do desemprego, o que exige uma presença efetiva do movimento sindical”.

As propostas

Dentre as propostas de luta da Chapa 2, está a manutenção dos benefícios já existentes e a melhor gestão de alguns deles, a exemplo do fornecimento de ticket alimentação “e não sacolas com alimentos de Quinta”;  Também estão lutando pela implantação de dois turnos na creche que atende aos filhos dos funcionários, para que todos possam ter mais tranqüilidade de trabalhar sabendo que seus filhos estão mais perto.

Urnas no pátio e sede do Sindicato

Os funcionários com direito a voto – que devem estar regularmente filiados – terão a oportunidade de votar depositando o voto em urna que ficará no pátio da empresa e mais uma urna na sede do Sindicato, na Rua 7 de Setembro, a fim de atender os eleitores que estejam de férias. Após o fechamento do pleito, as urnas deverão ser encaminhadas para a sede do Sindicato e haverá a apuração dos votos com a presença dos representantes de cada chapa.

A Chapa 2 está tendo como suporte sindicatos filiados à CTB.

“Convidamos a todos para um grande momento único, não somente os filiados que têm direito de voto, mas todos dos trabalhadores da Vulcabras|azaleia e juntos com familiares e amigos no apoio para as mudanças que precisamos”, finalizou Cláudio Paiva.

Chapa 1

Convidada pela reportagem de Dimensão para também apresentar suas propostas e falar a respeito de suas metas para a próxima gestão caso sejam eleitos, representantes da Chapa 1 não se fizeram presentes à redação e também não responderam ao e-mail enviado. O atual presidente do Sindicato de Verdade, James Alves, tenta a reeleição.