acidente_microonibus

Cinco pessoas que estavam no micro-ônibus que capotou na BR-101, em Itajuípe, região sul da Bahia, nesta sexta-feira (24), continuam internadas. A informação foi divulgada nesta tarde pela prefeitura de Ipiaú, proprietária do veículo que levava os passageiros para realizar atendimentos médicos em Itabuna. O acidente deixou dois mortos e 14 feridos.

Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital de Base de Itabuna – nove deles já receberam alta médica, inclusive o motorista do micro-ônibus, e retornaram para Ipiaú. Um homem de 54 anos, que continuam internado, está em estado grave e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras duas pessoas serão submetidas a cirurgias. Os demais passarão por exames antes de serem liberados.

Ainda não há informações sobre as causas do capotamento, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeita que o tempo chuvoso e a pista molhada tenham contribuído para o acidente. Passageiros também relataram que havia óleo na pista

A secretária de Saúde de Ipiaú, Jamine Barros Araújo, disse que 16 pessoas – entre pacientes e acompanhantes – estavam no micro-ônibus no momento do acidente. O micro-ônibus saiu da cidade por volta das 5h30.

“São pessoas que saem rotineiramente de Ipiaú para Itabuna no ônibus da prefeitura para fazer exames de oncologia, quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos especializados que não são oferecidos lá na cidade. Alguns viajam três vezes por semana”, disse, em contato com o G1. Ainda de acordo com a secretária, a prefeitura está dando assistência aos familiares das vítimas.

Acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista teria perdido o controle da direção em uma curva e capotado diversas vezes. Parte das vítimas foram arremessadas do micro-ônibus e uma idosa teve traumatismo craniano e morreu no local. Uma outra vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu no hospital.

Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. A polícia também acredita que os passageiros não usavam cinto de segurança. As causas do acidente vão ser investigadas.