az4Diante do impasse entre o Sindicato de Verdade e a Vulcabras/Azaleia, nas negociações salariais, a direção da fábrica adotou a estratégia de pressionar os funcionários com ameaças explícitas de demissões em massa e fechamento da fábrica de calçados em Itapetinga, última unidade da empresa na Bahia.

Segundo empregados da fábrica e sindicalistas, cartazes ameaçadores foram afixados no interior da fábrica, alertando que a empresa não pode pagar os salários propostos pelo sindicato, e que quem ficar a favor do movimento sindical é contra a fábrica, podendo ser demitido sumariamente.

A ameaça de fechar a unidade em Itapetinga também é permanente no ambiente da indústria, cuja venda está sendo negociada com a Adidas e um grupo de investidores internacionais, que já teriam deixado claro que o fechamento da Planta da Bahia é inevitável, o que deve ser consumado até meados de 2016.

O sindicato da categoria e os funcionários da Vulcabras/Azaleia continuam em campanha salarial, apesar das constantes ameaças da direção da indústria.

Por Davi Ferraz