INSS

A greve do INSS está fazendo o Governo, através do Ministério do Planejamento, antecipar a publicação do edital para o concurso do INSS, que terá 800 vagas para técnico do seguro social e 150 para analista do seguro social. Além de estudar a distribuição das 950 vagas autorizadas para todo País e elaborar o projeto básico do concurso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já possui um cronograma interno, segundo o qual publicará o edital bem antes de 29 de dezembro, data estipulada pela portaria do Ministério do Planejamento.

As informações foram dadas à imprensa pelo setor de Recursos Humanos do INSS, que não revelou as datas fixadas nesse cronograma. Ainda segundo o departamento, há muitas etapas a serem cumpridas, antes da divulgação do documento, mas tudo indica que essa antecipação pode ocorrer entre final de outubro e início de novembro.

É que após finalizar a distribuição das vagas pelo país e o projeto básico, será iniciado o processo de escolha da organizadora, o que inclui o envio de propostas das instituições, a análise das bancas candidatas, a definição e eventual recurso. Esse trâmite será simplificado se a escolha ocorrer com dispensa de licitação.