maçomMaçonaria é um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da Verdade, em regime de plena liberdade. Ela é, portanto, uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura moral.

No dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas Maçônicas “Comércio e Artes” e União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Maçom Gonçalves Ledo fez um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

São muitas as conquistas sociais em que a Maçonaria está envolvida, já que a inquietude e a irresignação devem fazer parte do caráter maçônico. Não sem razão que maçons de todo o Brasil se reuniram em São Paulo durante a XLIV CMSB 2015 – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – entidade que congrega todas as 27 Grandes Lojas dos Estados Brasileiros, evento realizado no mês de julho último, que resultou na aprovação de campanha de combate efetivo da corrupção em nosso País.

Diversas instituições e entidades foram convidadas e engrossaram fileiras nesta campanha intitulada “CORRUPÇÃO NUNCA MAIS!”, que visa colher assinaturas para a apresentação do projeto junto a Câmara Federal a fim de que ele seja votado pelos parlamentares e vire lei, criando mecanismos que buscam evitar a prática desses delitos e reduzir a impunidade hoje existente, reforçando a democracia em nosso país. Assim o Maçom trabalha contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e próspera, respeitando a democracia e repudiando a impunidade. Parabéns a todos os homens livres que se fizeram Maçons!

Robert Araújo Silva Venerável Mestre – 2015/2017

Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense