herzEm seu pronunciamento na tarde desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa, o deputado Herzem Gusmão (PMDB) elogiou a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público em tempo real de todos os 2.700 ônibus da cidade (600 linhas), através de GPS. “Fiquei impressionado com a central. Com um simples clique, os operadores sabem se os ônibus estão atrasados ou não, se estão dentro da rota ou com a velocidade compatível”, afirmou Herzem Gusmão. Ainda em seu discurso, o deputado parabenizou o prefeito ACM Neto e o secretário Fábio Mota (Mobilidade) pelo trabalho.

Herzem Gusmão comentou também o lançamento do CittaMobi, um aplicativo gratuito de celular para auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus de Salvador. O app já foi baixado por 72,3 mil pessoas em toda a Bahia e é um grande aliado na melhoria da qualidade de vida da população. Em Salvador, a iniciativa é da Prefeitura e do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em conjunto com a Cittati Tecnologia, que criou a ferramenta.

 “Além disso, a Prefeitura também está preparando o lançamento do “botão do pânico”, que vai dar mais segurança para os usuários do transporte. “Em qualquer caso de emergência, o passageiro aperta o botão e a polícia é avisada em tempo real”, afirmou o deputado. Herzem Gusmão aproveitou o seu discurso para cobrar do governo estadual mais empenho no combate à violência que atinge o setor de transporte coletivo de Salvador e de outras cidades da Bahia. “O governo deveria colocar policiais dentro da sala do CCO para monitorar os acontecimentos. Em vez disso, prefere investir em propaganda para criar uma Bahia irreal e fantasiosa.”