livros

Literatura Estrangeira – está na lista da Publishnews como um dos livros mais vendidos no Brasil há várias semanas, vencedor do prêmio Pulitzer.

 

“Com mais de 500 páginas, o romance histórico é ambientado na Alemanha e na França antes e durante a Segunda Guerra Mundial. A obra entrelaça as histórias de uma garota cega francesa, um garoto órfão alemão e um oficial nazista em busca de uma joia extremamente valiosa.

A narrativa se move entre presente, passado e futuro. Segundo Doerr, a técnica imprime velocidade e suspense à trama — e também permite ao leitor um respiro entre as histórias de cada personagem.

A regra mais importante de Doerr, seguida durante a criação do romance, era não permitir que o livro soasse como uma aula de história. Ao todo, ele demorou 10 anos para finalizá-lo. “Não é uma tarefa fácil escrever um livro desse tamanho quando você é pai de gêmeos.

A semelhança entre ser pai e escritor de ficção é que você não tem como prever o futuro: é impossível saber se você está fazendo um bom trabalho como pai, assim como é impossível saber se está fazendo um bom trabalho como escritor.”

Para Doerr, um bom livro deve ensinar uma lição e nos transportar para lugares que até então desconhecíamos, lugares capazes de nos fazer sonhar por um futuro melhor. Como leitor, a maior lição que tirei de Toda luz que não podemos ver foi o lembrete de que a vida real também pode ser um lugar mágico. Visíveis ou não, pequenos milagres nos rodeiam e acontecem o tempo todo.”BOOK CAFÉ