FELICIDADEOs resultados evidenciaram que a depressão é incapaz de se difundir dentro de uma rede social

Uma reportagem do jornal italiano La Repubblica trouxe uma ótima notícia: a felicidade é mesmo contagiosa, ao contrário da depressão. Estar em companhia de pessoas que estão passando por um período difícil ou que estejam com algum distúrbio de humor não faz com que você passe a sentir a mesma infelicidade.

A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Manchester e Warwick, publicado no Proceedings of the Royal Society B.

O estudo, realizado com mais de dois mil adolescentes americanos, verificou em que modo o humor de cada um deles influenciava  os conhecidos e amigos.

“Notamos que existem fatores sociais, como viver sozinho ou ter passado por situações de abuso na infância, que podem aumentar o risco de depressão. É notável também que o suporte social, como ter alguém com quem conversar, é fundamental para sair dessa situação”, explica Thomas House, coordenador do estudo. “O nosso estudo, no entanto, afrontou o tema de uma maneira um pouco diferente, vendo em que modo a própria amizade pode influenciar o risco de desenvolver um distúrbio de humor ou a possibilidade de ter uma crise depressiva”, continua.

Os resultados evidenciaram que a depressão é incapaz de se difundir dentro de uma rede social. E, mais que isso, se alguém que sofre com a depressão se encontra dentro de um ambiente onde as pessoas estão felizes, é possível reverter o quadro através dessas amizades.